Final de ano: Ouro Preto terá seu Natal Luz a partir de 12 de novembro

Final de ano: Ouro Preto terá seu Natal Luz a partir de 12 de novembro

Final de ano

Evento fecha o Ano da Mineiridade e comemora elevação de Vila Rica à Imperial Cidade

De 12 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, as ruas de Ouro Preto serão tomadas por decorações, luzes e atrações que vão emocionar moradores e visitantes. É o Natal da Mineiridade, que celebrará a diversidade da produção artística local e promoverá uma maior transversalidade entre os setores da cultura e do turismo;

Além da promoção da cozinha mineira, a programação terá como destaque a apresentação das pastorinhas e encontro de folia de reis, manifestações antigas e genuínas da cidade histórica. Até sexta-feira, a programação será divulgada no site  Natal Luz de Ouro Preto.

“O Ano da Mineiridade é uma ação que celebra as características de Minas Gerais. Celebra quem somos, nossas cidades, distritos e subdistritos, nossa intensa e rica cultura alimentar, clássica e contemporânea. Este ano, inclusive, a cozinha mineira é candidata a patrimônio histórico de Minas”, destaca Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo.

O Natal Luz de Ouro Preto fechará, segundo Oliveira,  o Ano da Mineiridade e abrirá as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica à Imperial Cidade. Em 1823, o imperador dom Pedro I tornou Vila Rica oficialmente capital da província das Minas Gerais, passando a cidade então a ser designada como “Imperial Cidade de Ouro Preto”.

Ainda em 2022, o Concurso Nacional de Presépios completa 50 anos. Promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), a competição objetiva estimular e valorizar as expressões artísticas tradicionais, contribuindo para a preservação da memória das comunidades e, ao mesmo tempo, para a produção autoral e desenvolvimento da criatividade de artistas, artesãos e outras pessoas interessados em arte.

“Natal Luz de Ouro Preto foi criado para reduzir o impacto da sazonalidade do turismo nos últimos meses do ano. Houve uma articulação: o evento foi amplamente discutido com o trade turístico e o poder público, como forma de promover o turismo e, por consequência, o desenvolvimento do município, tendo uma injeção financeira nos meses de novembro e dezembro. O Natal é mágico combinando com a história que Ouro Preto carrega”, explica Gilson Fernandes, coordenador do evento.

O Natal Luz de Ouro Preto tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do governo federal, via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento é uma realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote Comunicação e Cultura.

(Visited 110 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!