Dia do viajante: saiba onde ter as melhores experiências turísticas no Brasil

Dia do viajante: saiba onde ter as melhores experiências turísticas no Brasil

viajantes

No dia do viajante, conheça o que cada estado tem de melhor a oferecer. Brasil é rico em diversidade e opções de passeios turísticos.

Nesta segunda-feira (25) é celebrado o Dia do Viajante e, no país verde e amarelo, o turista pode preparar as malas para conhecer locais que englobem várias modalidades de turismo, como de natureza, cultural, gastronômico, religioso, de sol e praia, de negócios. Afinal, cada viajante é de um jeito. Tem gente que busca sombra e água fresca, outros que procuram adrenalina, e ainda tem aqueles que querem aprender um pouco mais sobre o local que visitam.

Não importa o perfil, quando o destino está no Brasil, a tarefa de escolher um roteiro fica fácil. Afinal, o país possui diversidade de culturas, paisagens e sabores faz com que o viajante brasileiro conheça todos os tipos de turismo dentro da própria casa e o visitante estrangeiro se impressione com tantos “Brasis” dentro de um só. Por isso, separamos algumas das principais experiências e os lugares em que é possível explorar cada uma delas:

HISTÓRIA E CULTURA
A história e tradições do Brasil faz com que o Turismo Cultural seja muito procurado pelos viajantes. Ouro Preto (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Garibaldi (RS) reúnem elementos das raízes do povo brasileiro e de importantes marcos históricos ocorridos no país. Já São Paulo (SP), Brasília (DF), Paraty (RJ) e Curitiba (PR), por exemplo, darão palco para museus, teatros e eventos repletos de atrativos culturais nacionais e mundiais.

GASTRONOMIA
Degustar as delícias locais também é algo que conquista os viajantes. No quesito “bom de garfo”, o Brasil faz bonito e tem a gastronomia como bem avaliada por estrangeiros. Um levantamento apontou que 8 em cada 10 deles que visitaram o país em 2019 aprovaram a culinária nacional. Estados como Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Amazonas, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo são reconhecidas pelo Iphan como cidades com identidades gastronômicas regionais consideradas Bens Culturais Imateriais.

NATUREZA
O país também é destaque quando o assunto é Turismo em Natureza. Considerado um dos principais países em atrativos naturais do mundo, as florestas, montanhas e chapadões do Brasil enchem os olhos e mostram sua grandeza quando o assunto é diversidade de fauna e flora. As Chapadas Diamantina (BA), dos Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT) são locais para o viajante amante da natureza. Na região amazônica, no Jalapão (TO) e em Bonito (MS) o turista também terá uma provinha das belezas diferenciadas do Brasil.

TURISMO RURAL
A busca pelo turismo no campo também é uma opção para o viajante que quer estar em contato com a natureza. Fazendas, plantações e criação de animais são um verdadeiro tour nas tradições do país. Estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul são alguns exemplos de locais para a prática da modalidade turística.


Fé e espiritualidade também marcam as raízes e o cotidiano do povo brasileiro. O Sírio de Nazaré (PA), a Lavagem do Bonfim, em Salvador (BA), a encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE) e o Caminho das Missões Jesuíticas (RS) são alguns exemplos de eventos e locais que atraem aqueles que buscam renovar ou ampliar a fé.

SOL E MAR
O litoral brasileiro é destino certo para quem quer curtir um descano embaixo de um guarda-sol ou um luau na beira do mar. De norte a sul da costa do Brasil, o turista vai encontrar uma boa referência de praia, que vai desde destinos paradisíacos a locais super movimentados. Mas, se engana quem acha que só de água salgada vive o Turismo de Sol e Mar. As praias de água doce, como em Santarém (PA), também são atrativos para os visitantes.

NEGÓCIOS
O Turismo de Negócios ou Turismo Corporativo é outro segmento do Brasil que movimenta de forma dupla a economia do país. Destinos como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) são as cidades que mais recebem turistas desse segmento.

 

Agora que você já sabe onde ter cada uma das experiências turísticas no Brasil, já decidiu qual o seu próximo destino?

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!