Tudo viagem

Do caminhão ao avião! Food truck é a novidade nos voos internacionais da Azul

 MURA01

*DANIELA MURAD

Se você achava que comida de avião era pronta, congelada, enlatada, cheia de conservantes e requentada, esqueça. Tire já da cabeça todos os pré-conceitos que existiam até agora. Comida de avião agora vem do caminhão. A Azul Linhas Aéreas e o Buzina Food Truck fecharam uma parceria inédita e desenvolveram, com a LSG Group, maior fornecedora de serviços de bordo, um cardápio de férias exclusivo para os voos internacionais da companhia que partem de Campinas/São Paulo com destino aos Estados Unidos e Portugal.

Durante dois meses Márcio Silva e Jorge Gonzales, chefs e donos do Buzina Food Truck e o premiado chef Ricardo Fittipaldi, da LSG Sky Chefs (LSG Group), testaram diversas receitas para levar aos passageiros uma experiência diferenciada. Ao todo 16 pratos entre entradas, pratos principais e sobremesas foram elaborados e aprovados para fazer parte do cardápio, que deve durar um ano e vai ser trocado a cada mês. São opções saborosas e extremamente frescas para provar que comida sem graça e sem sabor fazem parte do passado.

A novidade foi apresentada pela empresa e os convidados puderam experimentar seis receitas de dois cardápios, um da classe Azul Xtra Business Class e outro da Economy Xtra e Econômica. A Azul é a primeira empresa aérea a oferecer este tipo de serviço para surpreender e encantar o cliente.

MURA02

Menu exclusivo dos voos internacionais:

Azul Xtra Business Class

Entrada – Salada de arroz vermelho integral com ervas e molho asiático
Principal – Buzina Burguer com batatas rústicas: pão, hamburguer bovino, bacon moído, queijo, aioli (molho típico da culinária francesa) e batata palha acompanhados de batatas rústicas com sal e páprica
Sobremesa – Pot au chocolat: denso mousse de chocolate com paçoca.

Economy Xtra e Econômica

Entrada – Salada mediterrânea: massa fusilli, azeitonas pretas, tomates frescos e azeite.
Principal – Ma ‘n’ chesse: massada assada com molho cheddar e parmesão.
Sobremesa – Bolo de tâmaras ou “Stick toffee “pudding”: bolo de tâmaras com calda de caramelo bourbon.

SABOR SURPREENDENTE

A convite da Azul estivemos em São Paulo para conferir de perto e o resultado foi surpreendente. Primeiro porque caiu por terra tudo que eu pensava sobre a alimentação servida nos voos. Segundo porque o sabor do que vai ser oferecido vai muito além do que eu imaginava. É comida de verdade, com qualidade e amor. Aliás, foi o amor com que eles desenvolveram tudo isso que mais me encantou.

Durante a manhã de degustação pude perceber que a Azul encontrou nos chefs do Buzina e na LSG pessoas com a mesma energia e a mesma vontade de colocar em prática experiências que pudessem deixar os clientes ainda mais satisfeitos. É importante destacar que não bastava somente a vontade de fazer, era preciso respeitar normas extremamente rigorosas de vigilância sanitária para que os produtos servidos pudessem chegar aos aviões com a mesma excelência que os chefs estão acostumados.

Entre as curiosidades a gente destaca as ervas frescas, servidas na salada de arroz vermelho. Na receita original elas eram misturadas aos grãos mas se fossem mantidas assim chegariam queimadas para o passageiro. Os chefs da LSG perceberam este detalhe e logo trataram de sugerir a mudança. Escolher receitas que agradassem crianças e adolescentes – público extremamente exigente, foi outra preocupação da companhia aérea que elegeu um super hambúrguer e um macarrão cremoso como pratos principais. E confesso, comeria tudo, das duas classes feliz da vida, num mesmo voo. Rsrsrs.

MURA04

Curiosidades….

Azul Linhas Aéreas – Internacional

A exclusividade do food truck está alinhada ao serviço único a bordo no que se refere aos jatos A330 totalmente renovados e muito conforto e entretenimento. Os Clientes da Azul Xtra Business Class têm uma confortável e privativa cama, com reclinação de 180°. As poltronas são revestidas em couro. O sistema de entretenimento é o Panasonic eX3, a solução tecnológica mais avançada hoje na aviação, operada por sistema Android e que tem uma novidade única da Azul em âmbito global: o sistema Picture in Picture. Enquanto assiste a um filme, por exemplo, o Cliente poderá selecionar outra produção e acompanhá-las simultaneamente, com uma das opções reproduzida em tela minimizada.

Sobre a Azul

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país.A empresa detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, um número superior a 900 voos diários, mais de 100 destinos servidos e um terço do total de decolagens do país. A qualidade dos serviços foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Em 2016, foi reconhecida como a empresa aérea low-cost mais pontual do mundo pela Official Airline Guide (OAG). No ano anterior, foi eleita pela quinta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. Em 2014, a Azul foi reconhecida como melhor aérea low-cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation. 

MURA05
Sobre o Buzina Food Truck

Uma amizade entre um nova-iorquino e um brasileiro que resultou num autêntico food truck em São Paulo. Jorge é o gringo, Márcio, o brazuca. Eles se conheceram em Nova Iorque, cada um cozinhando em um restaurante mais badalado que o outro. O interesse pela gastronomia os uniu. E também a vontade de fazer diferente. Os dois vieram a São Paulo e comandaram cozinhas famosas por aqui também. Mas aquela vontade de inovar não saía da cabeça dos dois. Aí veio a ideia: criar um food truck para rodar o Brasil servindo receitas com bons ingredientes, técnica, respeito e amor, algo que juntasse a boa gastronomia a preços acessíveis. O Buzina foi para as ruas e fez um enorme sucesso. E para fazer acontecer também na internet, a dupla de chefs criou uma página no Facebook, com o itinerário do food truck, fotos, dicas e curiosidades. Hoje já são mais de 60 mil fãs seguindo esse simpático e delicioso caminhão. E a fama também veio de carona: o Buzina Food Truck é mentor de um reality show no canal GNT.

Sobre a LSG Sky Chefs

LSG Sky Chefs é o maior fornecedor mundial de serviços de bordo que incluem catering aéreo, equipamentos e logística, bem como a gestão do serviço de bordo e do modelo Buy-on-board. O grupo é líder na gestão de cadeia de fornecimento de serviços para diversas companhias aéreas. LSG Sky Chefs é parceiro de mais de 300 companhias aéreas em todo o mundo e opera cerca de 210 centros de atendimento ao cliente em 51 países, produzindo cerca de 578 milhões de refeições por ano. Além dos serviços a bordo, a LSG Sky Chefs opera em outros mercados fora das companhias aéreas, sendo provedor de alimentos de lojas, colégios e hospitais.  (Fotos: Ruy Hizatugu)

* Texto da jornalista Daniela Murad autora do A Gente Adora

AQUI VOCÊ ENCONTRA AS OFERTAS DA COMPANHIA AZUL

Banner 300x250

(Visited 20 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com