Turismo de Natureza atrai turistas e vira tendência após pandemia da Covid-19

Turismo de Natureza

Parques Nacionais atraem turistas internacionais. Turismo de natureza é vocação do Brasil e tem registrado grande movimento após a pandemia da Covid-19.

A retomada do turismo, após a diminuição das restrições das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, reforçou outra vocação do Brasil: o ecoturismo. O país tem no turismo de natureza um dos grandes diferenciais e atrai visitantes de todo o mundo. Os seis biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), a Amazônia Azul, além de diversos Parques Nacionais, são alguns dos principais atrativos ao viajante internacional.

Com o processo de retomada do turismo em ascensão, a entrada de turistas estrangeiros no Brasil entre janeiro e abril deste ano já superou em 60% todo o volume registrado em 2021, com mais de 962 mil visitantes. Uma mostra de que muitos destes que chegam ao Brasil buscam turismo de natureza é a movimentação nas unidades de conservação federais.

As 145 unidades administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) registraram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19. Em 2017, por exemplo, foram registrados 10,7 milhões de visitantes.

“Nosso país tem características que o diferem do resto do mundo. As inúmeras atrações e a natureza exuberante, preservada, com ações que incentivam o turismo responsável, limpo e seguro, chamam muito a atenção. O turismo com o meio ambiente sustentável tem sido cada vez mais relevante no setor”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

A fim de potencializar essa vocação turística do país, o Ministério do Turismo tem realizado diversas ações que tornam o Brasil pioneiro no quesito responsabilidade e atrativo no ponto de vista da sustentabilidade. Uma delas foi a criação do Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Na última quinta-feira (2/6), o programa do Ministério do Turismo completou dois anos e já conta com a adesão de 31.339 prestadores de serviços turísticos. A medida estabeleceu protocolos sanitários contra a Covid-19 para atividades da cadeia turística, o que colocou o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.

(Visited 111 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!