Projeto Rotas Gastronômicas destaca Litoral Norte de São Paulo

Projeto Rotas Gastronômicas destaca Litoral Norte de São Paulo

A iniciativa, coordenada pelo Circuito Litoral Norte na Região Turística, tem como objetivo reconhecer e promover os principais produtores e estabelecimentos de diversos destinos do estado, a fim de organizá-los em rotas gastronômicas. Além disso, o programa é uma ação efetiva que vai retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo dos municípios, até chegar à mesa dos moradores e visitantes.

O Litoral Norte integra o chamado Polo 3, em conjunto com a Costa da Mata Atlântica, totalizando 13 municípios. Para participar deste projeto, foram mais de 60 inscritos, entre produtos e estabelecimentos, que passaram por um processo de avaliação até chegar aos 15 selecionados.

As cidades que compõem o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) se destacaram no processo, abrigando 12 dos escolhidos que passaram à próxima fase. Foram cinco eleitos em São Sebastião, quatro em Ilhabela, dois em Caraguatatuba e um em Bertioga.

“Parabenizamos todos os selecionados no programa Rotas Gastronômicas pela excelente classificação. Fomos contemplados com o maior número de empreendimentos e produtores selecionados, num total de 5 entre os 15 finalistas da região. É importante a participação no programa pelo fato de promover e valorizar os produtos e estabelecimentos locais. Isso fortalece o comércio sebastianense, enaltece as raízes caiçaras e divulga ainda mais o segmento do turismo gastronômico, mostrando o seu melhor produto e o grande potencial culinário da região”, afirma a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Agora, esses produtos e estabelecimentos participarão de uma Ação da Ativação realizada pela Setur-SP, tendo um documentário gravado que contará a sua história com a gastronomia regional, além de serem cadastrados no guia de Rotas Gastronômicas da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, para que possam ser identificados como principais atores gastronômicos de sua região.

“A vertente gastronômica é uma das mais procuradas no mercado turístico. Bertioga tem uma longa tradição, seja na gastronomia caiçara, seja na geral. Por exemplo, nossa Festa da Tainha, que está acontecendo neste momento, está na sua 44ª edição recebendo centenas de turistas, de todas as partes do Brasil, que ficam maravilhados com o Festival. Da mesma forma, por todo o Litoral Norte temos eventos gastronômicos excelentes e para todos os gostos”, acrescenta o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos.

Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Luciane Leite, os temperos, sabores e saberes estão diretamente relacionados com a história e cultura locais, proporcionando farta experiência aos visitantes. “Tanto que a gastronomia é o terceiro principal fator motivador de viagens, de acordo com a OMT. Em Ilhabela, onde a culinária recebeu influência da cultura caiçara, da produção dos engenhos de cana-de-açúcar e da cozinha internacional, a gastronomia é um verdadeiro atrativo para os turistas, não por acaso tivemos 4 empreendimentos selecionados. Assim, ficamos bastante contentes com o destaque conquistado pela região no projeto Rotas Gastronômicas, parabenizamos todos os participantes e o trabalho do Consórcio Circuito Litoral Norte neste processo”.

“O projeto Rotas Gastronômicas é importantíssimo na divulgação de produtos locais que são realizados aqui em excelência e engrandecem o Litoral Norte com novos produtos e atrativos para um incremento do turismo através de ações como essa do Circuito Litoral Norte junto ao Estado. Caraguatatuba está muito orgulhosa de fazer parte com o nosso trade”, finaliza a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

O consórcio turístico segue dando continuidade ao trabalho de estruturação, desenvolvimento de produtos e promoção da região turística com a participação em feiras e eventos do segmento, além de ações que vêm sendo desenvolvidas para profissionalização e qualificação do turismo na região e no trade.

Para conhecer as experiências do Litoral Norte acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com