Tudo viagem

Ilhabela inicia obras para melhoria estrutural de suas trilhas

As ações nas trilhas visam manutenção, preservação e incentivo ao ecoturismo local. Serviço atende antiga reivindicação de monitores, jipeiros e trade turístico como um todo.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, vai começar a atender uma antiga reivindicação dos monitores, jipeiros e trade turístico como um todo: a estruturação das trilhas da cidade. Os serviços reforçam o trabalho voltado a atender o aumento da procura pelo turismo de natureza, que no período pós-pandemia será ainda mais valorizado pelas pessoas, de acordo com representantes mundiais do setor.

O trabalho de manutenção das trilhas oficiais começará pelos caminhos da cachoeira de Três Tombos, Parque das Cachoeiras e servidão de acesso o Porto dos Frades, onde serão realizados serviços de manutenção em degraus e corrimões existentes nas escadas, guarda-corpo, pequenas passarelas, bancos, decks, entre outros. Outros acessos às cachoeiras e praias estão listados no planejamento das manutenções.

Todos os serviços serão executados em acordo com os procedimentos do Parque Florestal. A contratação dos serviços de manutenção das trilhas foi feita por meio de licitação (modalidade de concorrência pública) e os serviços contratados por RP (Registro de Preço), por meio do qual somente é pago o que for demandado, mediante a necessidade do poder público. 

Essa boa notícia foi confirmada nessa sexta-feira (26), pela prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha: “estou muito feliz pelo início da manutenção das trilhas do arquipélago, uma reivindicação antiga que recebemos em reuniões com os jipeiros e monitores. Precisamos estar atentos às nossas belezas naturais e para atender de forma sustentável a nossa população e visitantes, para que eles usufruam de nossas praias e cachoeiras com segurança”.

Destino de natureza

Nos últimos anos, Ilhabela ficou ainda mais reconhecida mundialmente como destino de natureza. O arquipélago é considerado patrimônio natural e reserva da Biosfera pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. 

Por isso o governo municipal, visando avançar no ecoturismo local e na preservação dos recursos naturais, como a fauna e a flora, realizou o planejamento de ações para melhor atender os visitantes dessa modalidade turística, de apreciação de pássaros e florestas.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, falou sobre a iniciativa da manutenção das trilhas do município: “essas manutenções são necessárias para o nosso ecoturismo local. Temos que oferecer condições de segurança. Ilhabela é referência no setor do ecoturismo e a expectativa é que cidade se desenvolva ainda mais”.

(Visited 8 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com