Casal de Minas Gerais denuncia abandono em El Calafate pela LATAM

O casal tenta voltar para Minas Gerais desde o dia 15 de março, quando o Governo da Argentina começou a fazer alertas sobre a propagação do coronavírus.

O jornalista Alex Ferreira, jornalista, 48 anos, e a esposa dele, Andreia Klein, 47 anos, de Ipatinga, no Vale do Aço, denunciam que estão abandonados pela LATAM em El Calafate,  uma pequena cidade que faz parte da patagônia argentina. A cidade fica localizada na província de Santa Cruz,  próximo à fronteira com o Chile. O casal tenta voltar para Minas Gerais desde o dia 15 de março, quando o Governo da Argentina começou a fazer alertas sobre a propagação do coronavírus. Veja abaixo vídeos gravados pelo jornalista.

Foto do casal tirada na patagônia argentina antes das restrições

A viagem de Alex Ferreira e de Andreia Klein começou no dia 2 de março deste ano. O voo do casal de quinta-feira (26/03) de El Calafate para Buenos Aires foi cancelado e não há previsão de retorno. A situação se agravou a partir desta sexta-feira quando o Governo da Argentina suspendeu todos os voos. Alex Ferreira afirma que está tendo uma despesa diária com alimentação e hospedagem de aproximadamente R$ 300.

O Consulado do Brasil em Buenos Aires está em contato com o casal, mas as restrições impostas pela Argentina dificultam qualquer tipo de ajuda. “O povo de El Calafate é muito solidário e há casos de comerciantes até reduzindo os preços dos alimentos, além de muita solidariedade a outros brasileiros que não conseguem voltar e estão enfrentando sérias dificuldades”, disse Alex Ferreira.

Em El Calafate a temperatura nesta época do ano é de cerca de 5 graus, além de muito frio. O casal está hospedado em um hostel equipado com cozinha e aquecedor, um conforto o que ameniza o sofrimento em situação de angústia. Os alimentos estão sendo preparados no hostel.

Em vídeos postados nas redes sociais, antes do cancelamento do voo, Alex Ferreira mostrou o rigor das autoridades da Argentina com o isolamento social. Usando máscara, ele contou que as pessoas só podem sair de casa para comprar alimentos sob pena de  pagamento de multa pela infração e até prisão.

Sem comunicação com a LATAM

Além do abandono pela LATAM, Alex Ferreira reclama da dificuldade de entrar em contato com a central de atendimento da companhia. O jornalista tenta o estorno do valor das passagens, mas a companhia se recusa a atendê-lo.

O casal tentou comprar passagem de El Calafate para Buenos Aires em voo da Aerolíneas Argentinas, que seria operado nesta sexta-feira, mas a transação não foi concluída em função das restrições determinadas pelo Governo da Argentina.

A LATAM foi procurada, mas não respondeu sobre a situação do casal. A companha detalhou o que está fazendo para atender os clientes aferados pelos cancelamento dos voos.

Posição da LATAM

A crise de saúde global causada pelo Coronavírus (COVID-19), alheia à vontade da LATAM, tem causado transtornos a todos, incluindo restrições de entrada/saída em diversos países, algo que gerou queda na demanda e redução na malha aérea da companhia.

Neste cenário, a companhia reforça que vem trabalhando fortemente junto às autoridades dos diversos países onde opera para trazer seus clientes de volta para casa.

Mesmo diante dessa situação alheia à sua vontade, entre 19 de março e 24 de março, o Grupo LATAM operou cerca de 60 voos especiais e repatriou mais 10 mil pessoas provenientes de diversas partes do mundo. Em paralelo, no mesmo período, a companhia realizou 3.348 voos regulares, transportando 329.769 passageiros. Para o Brasil, a LATAM já repatriou passageiros que estavam em Cusco, Lima, Londres, Jamaica, Portugal, Punta Cana, Israel e Santiago. 

Todos os passageiros impactados e até mesmo outros que ainda não tenham tido voos afetados têm à disposição a flexibilidade de remarcação de passagem, conforme as regras no site da LATAM : https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/.

Vídeo gravado por Alex Ferreira antes do cancelamento do voo

Enquanto isso, na Argentina sair na rua sem justificativa é pedir para ser preso. "Entre a economia e a vida, eu elegi a vida", afirmou o presidente Alberto Fernández. A medida é dura e atinge a todos. #argetinosemcasa #quarentenatotal #guerraaocoronavirus.

Posted by Alex Ferreira on Tuesday, March 24, 2020

Vídeo gravado em uma das saídas do hostel para a compra de alimentos

Quarentena total. No olho no furacão. #covid19 #apocalipsezumbi #thewalkingdead2020 . #imersãonocaos

Posted by Alex Ferreira on Sunday, March 22, 2020

 

Confira os áudios sobre o drama do casal gravados nesta sexta-feira
Início da viagem
O começo do drama
Fechamento de hospedagens
Compra de outra passagem da LATAM

Sem resposta da LATAM

Voos reagendados e cancelados
(Visited 111 times, 1 visits today)

local_offerevent_note março 27, 2020

account_box Celso Martins


local_offer