Aproveite as promoções da Black Friday para conhecer os destinos da Estrada Real

No meio da mata há uma construção do século 19 que chama a atenção por destoar de todo o verde da paisagem daquele lugar e, ao mesmo tempo, se misturar tão bem.

A black friday 2018 está chegando e para não perder as melhores promoções a dica é ficar de olho nas redes sociais das agências de viagens on-line. É nestas promoções que você poderá ficar para Belo Horizonte, cidade que oferece opções de belos passeios para você retornar no mesmo dia. Uma das dicas é o Santuário do Caraça, que fica localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara.

O santuário recebeu o título de uma das 7 maravilhas da Estrada Real. Vista de longe, quem chega a serra, se depara com enormes rochas que se assemelham a um rosto humano de perfil, por isso o nome Caraça, que quer dizer “cara grande”. E no meio da mata, uma construção do século 19 chama a atenção por destoar de todo o verde da paisagem daquele lugar e, ao mesmo tempo, se misturar tão bem.

O Santuário do Caraça é parte da Serra do Espinhaço, e fica a cerca de 120 km do início do roteiro do caminho religioso da Estrada Real, uma peregrinação de mais de mil quilômetros até Aparecida do Norte, em São Paulo. Nesta região você encontra hospedagem barata em casarões preservados.

Fundado em 1774 pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, um português que veio para o Brasil e resolveu se afastar de tudo para se dedicar a fé, encontrando na região central de Minas Gerais o lugar que seria seu refúgio. O Santuário do Caraça era, inicialmente, um pequeno oratório para peregrinos que também buscavam o isolamento para se conectar com o Divino.

INCÊNDIO

Em 1968 um terrível e acidental incêndio tomou o primeiro andar do Colégio do Caraça, transformando em cinzas boa parte da história do local. Alguns livros, os vitrais e outros itens conseguiram ser salvos e garantiram a preservação da história do Colégio que ainda traz boas lembranças para os meninos que lá viveram, como o atual Diretor do Santuário, Padre Lauro Palú.  Após o incêndio, com os esforços da Igreja e da sociedade como um todo, o lugar foi restaurado, mas não mais para ser um colégio e seminário, e sim para ser um santuário de preservação e conscientização ambiental.

O Santuário do Caraça abriga diversas espécies da flora e fauna, algumas presentes somente na serra, trilhas que levam a rios, piscinas naturais e quedas d’água. Hoje, no local existe um museu que conta toda a sua história, desde a fundação; uma biblioteca com raros e antigos exemplares; celebrações de missas diárias, na linda igreja neogótica; além de um confortável hotel e um restaurante com a deliciosa gastronomia da região, tudo isso para proporcionar aos visitantes um contato com a natureza em uma experiência mágica.
Serviço

Santuário do Caraça
Local: Estrada do Caraça, KM9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35969-000
Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do charmoso acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)
Horário de Funcionamento para visitação: Todos os dias, das 08h às 17h
Valores: a partir de R$ 12,00