Parque Nacional de Anavilhanas oferece belas praias de areias brancas no Rio Negro

Parque Nacional de Anavilhanas oferece belas praias de areias brancas no Rio Negro

O turismo de interação com botos-vermelhos é o principal atrativo do município de Novo Airão.

O Parque Nacional de Anavilhanas, em Novo Airão, no Amazonas, oferece um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma de acordo com a variação do nível do rio Negro. Na seca (setembro a fevereiro) é possível desfrutar das belas praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Na cheia (março a agosto) o espetáculo fica por conta das trilhas aquáticas de igapó. Assim são conhecidos os passeios de barco por dentro das florestas alagadas.

Em qualquer época é possível visitar o parque, mas em fevereiro, depois do Carnaval, é a melhor época para viajar para a região. Depois do feriado, há mais hoteis em promoção na região e os preços das passagens aéreas são mais em conta. As atrações da região são a rica flora e fauna amazônica, os passeios de barco por um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, trilhas terrestres, além de pode banhar-se nas belas águas do rio Negro.

O turista pode ainda conhecer comunidades tradicionais ribeirinhas e o belo artesanato de Novo Airão. O turismo de interação com botos-vermelhos é o principal atrativo do Parque Nacional de Anavilhanas e de Novo Airão. Em funcionamento há 20 anos, o projeto é pioneiro na atividade e no ordenamento, o “Flutuante dos Botos”. O projeto localiza-se na orla de Novo Airão, onde é possível interagir com os carismáticos mamíferos aquáticos.

Novo Airão não possui aeroporto, somente Manaus, mas é possível fretar um hidroavião e pousar no rio Negro. Também é possível o pouso de helicópteros em áreas descampadas das comunidades, da Base 2 do PNA e de Novo Airão. Nas duas primeiras é preciso prévia autorização.

Os barcos para Novo Airão saem do Porto de São Raimundo, em Manaus. No momento, não há opção de lancha rápida (3 horas de viagem), somente barco regional (9 horas de viagem). Muitos turistas ficam em Manaus, de onde planejam esses passeios. Na capital amazonense há uma grande oferta de hostel e empreendimentos hoteleiros para todo tipo de turista.

Fotos cedidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

 

 

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!