Cinco dicas importantes na hora de trocar moeda estrangeira

A aquisição de cédulas falsas pode acarretar em uma série de problemas em aeroportos ou mesmo nos países de destino.

Uma viagem sem dor de cabeça requer alguns cuidados. Além de aproveitar as promoções de passagens aereas para garantir uma boa economia, é importante tomar alguns cuidados na hora comprar dólar ou outra moeda estrangeira.

A aquisição de cédulas falsas pode acarretar em uma série de problemas em aeroportos ou mesmo nos países de destino. A AML Consulting, maior bureau reputacional e líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, preparou cinco dicas essenciais para quem vai comprar moedas estrangeiras:

mala-de-viagem-900x400

1) Evite o mercado informal para a compra de dólares, euros, libras e outras moedas

Algumas pessoas acreditam estar em vantagem ao adquirir as moedas com taxas inferiores. Porém, quando se faz os cálculos, percebe-se que a diferença final dos valores é mínima.

2) Busque uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil para fazer a operação de câmbio manual

Qualquer operação cambial realizada por meio de uma instituição ou agente não autorizado configura prática criminosa que sujeita os infratores a responderem pelos crimes de sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

3) Solicite o seu contrato de câmbio

De acordo com a regulamentação em vigor, bancos e corretoras de câmbio são autorizados a operar com o câmbio turismo e, a cada operação realizada, é exigida a confecção de um contrato, mesmo que simplificado.

4) Não forneça documentos e informações pessoais

As pessoas não devem fornecer documentos e informações pessoais para empresas que não sejam idôneas, pois é comum a utilização desses dados em contratos de câmbio fictícios elaborados por criminosos. A pessoa é apontada como contraparte em uma operação de câmbio, sem que tenha conhecimento do fato, e essa situação pode acarretar, entre outros danos, problemas na hora de elaborar a declaração do imposto de renda.

5) Cheque a procedência das notas

Se o dinheiro for falso e a pessoa for flagrada, como comprovar a origem das cédulas? Isso pode levar à prisão em outro país. Além disso, pode ser que esses recursos venham de esquemas de lavagem de dinheiro oriundo da corrupção ou do tráfico de drogas, fazendo com que a pessoa se torne coautora dos crimes.

As operações de câmbio ilegais geram impactos negativos para toda a sociedade, pois elas fomentam crimes financeiros, como a lavagem de dinheiro, diminuem as receitas governamentais e acabam por expor os turistas a inúmeros riscos.

Gostou das dicas? Não se esqueça de planejar sua viagem. Além de escolher o destino, verificar se a documentação está em dia, a dica é comprar os bilhetes com 60 dias de antecedência. Seguindo estas dicas você vai garantir passagens aéreas promocionais.

Sobre a AML

A AML Consulting é líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro. Com um portfólio completo voltado para a gestão eficiente dos riscos operacionais e de reputação, a empresa desenvolveu oRisk Money, plataforma que organiza informações sobre pessoas físicas e empresas associadas a atividades ilícitas vinculadas a crimes financeiros ou infrações penais que podem anteceder a lavagem de dinheiro.

Compre e economize até 80% na MaxMilhas 

300x600

(Visited 38 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!