Tudo viagem

Confira as atrações do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro acontece a 19ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. O evento, que faz parte do projeto Fartura Gastronomia, marca o calendário da cidade e reuniu aproximadamente 40 mil pessoas em 2015. Esta edição destaca-se por promover maior proximidade e interação entre o público e os chefs convidados, além de permitir que os participantes acompanhem aspectos da cadeia produtiva da gastronomia brasileira.

São cerca de 200 atrações gastronômicas. Elas se dividem entre Jantares, Restaurantes na Praça e Cozinhas ao vivo (que acontecem no Largo das Forras e no Largo do Chef), Aulas teóricas, interativas e degustações, além de eventos especiais, foodbike e tour gastronômico que envolve os principais restaurantes de Tiradentes.

festival-gastronomico-tiradentes-2015

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que acumula mais de 68 mil km rodados, percorrendo todos os estados brasileiros e mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar. Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia. Os jantares são algumas das atrações mais tradicionais do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, unem relevantes chefs do país inteiro, com menus requintados e experiência única.

Estarão à frente dos jantares realizados pelo festival os chefs Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB), os mineiros Flávio Trombino do Xapuri (Belo Horizonte, MG) e Fred Trindade, do Trindade, também de Belo Horizonte (MG), e Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, MS), que se unem ao chef Rodolfo Mayer no restaurante Angatu. No restaurante Pacco & Bacco, o chef Rafael Piresrecebe Morena Leite, do restaurante Capim Santo (SP), Carlos Kristensen, que atualmente está à frente do Hashi Art Cousine (RS), Joca Pontes, de Ponte Nova (Recife, PE) e Alberto Landgraf, ex Epice, e que se prepara para abrir seu novo restaurante, agora no Rio de Janeiro. Como os jantares tem capacidade limitada, é necessário fazer reserva antecipada.

-Espaço Aulas Senac, Pousada Escola Senac e Espaço Interativo Senac: Chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar tanto aulas teóricas como práticas, além de promover degustações para o público. Os espaços reunirão palestrantes que darão aulas gratuitas sobre os sabores brasileiros. Tiradentes vai receber nomes como João Barreto, do Casa de Cumpade (Campina Grande, PB), falando sobre a Comida Sertaneja, eLuiz Américo Camargo (São Paulo, SP), que ensina como fazer pães em casa, e Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô (Rio de Janeiro, RJ), que conversa sobre alimentos sem glúten e lactose.

Outros chefs que também levarão seus temperos regionais para o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentessão Wanderson Medeiros, do Picuí (Maceió, AL), que estará na Pousada Escola Senac – espaço que sediará aulas demonstrativas – ao lado de Luca Bahia e Jaime Solares, do Chez Dadette & Borracharia Gastrobar (Belo Horizonte, MG), Léo Paixão, do Glouton (Belo Horizonte, MG), entre outros. Durante o evento também acontecerá o V Fórum Senac Gastronomia e Cultura.

Além disso, esta edição contará com um espaço diferente no núcleo educacional do Festival. Montada entre os espaços de aulas interativas e teóricas, a “Bolha Sensorial do Senac” permitirá que o público tenha sensações diferentes relacionadas à gastronomia, ligadas aos cinco sentidos.

-Cozinha ao Vivo (Largo das Forras) / Cozinha Terra de Minas (Largo do Chef): o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs. Entre os participantes estão: Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG), que fará uma Paella de frutos do mar; Iara Rodrigues, do Quitand’arte (Belo Horizonte, MG), preparando um Doce no tacho;Alysson Muller, do Restaurante Rosso (Florianópolis, SC), que levará para o Largo do Chef um Arroz de Polvo,Mario Portella, de Juiz de Fora (MG) e seu Costelão, Márcio Silva, do Buzina Food Truck (São Paulo, SP), que fará burguers especiais, e Wanderson Medeiros, que neste espaço cozinha um Arroz cremoso de frutos do mar.

-Restaurantes na praça: tanto o Largo do Chef quanto o Largo das Forras apresentarão ao público o melhor dos restaurantes de Tiradentes e Belo Horizonte. Estarão presentes nesse espaço, por exemplo, os chefs Ivo Faria, do restaurante Vecchio Sogno, em BH, e a Pão de Queijaria, do chef Mário Santiago. Representando Tiradentes, o restaurante Padre Toledo servirá um Lombinho com ora-pró-nobis na cama de angu mole, e oAldeia Bar um Ragu Bovino com angu da Canastra.

14055034_1404120346281737_8280769679599944332_n (1)

Eventos especiais e o Tour Gastronômico

Durante o festival, o público também poderá visitar algumas exposições espalhadas pela cidade, como a Exposição Santos Homens, que reúne imagens brasileiras, datadas dos séculos XVII e XIX, representando os santos e suas trajetórias. Ainda nos eventos especiais estão tours pela região próxima a Tiradentes, visitando produções antigas e atuais de ícones mineiros como a cachaça, queijos e a goiabada. No Tour Gastronômico, alguns dos melhores restaurantes de Tiradentes oferecerão um menu fechado aos visitantes. Outro destaque é a Casa Ceará, um espaço que tem como objetivo aproximar o público das iguarias e produtos cearenses.

Gastronomia e arte

Seguindo a já tradicional proposta de integrar gastronomia e programação cultural, Tiradentes vai receber atrações musicais e cênicas. Na programação musical estão o cantor e instrumentista Curumin, que incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba em suas músicas, o grupo mineiro de música popular brasileira Graveola e o Lixo Polifônico, e a banda instrumental Os Distraídos, além de Lucas Santanna e Larissa Baq, enquanto na parte cênica se apresentam o Grupo Trampulim, com o espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”, a Cia de Inventos, com o “Santo Seu Hilário”, o grupo Giramundo, com o espetáculo “O Aprendiz Natural”, e o Catibrum, que apresenta “O Som das Cores”.

Responsabilidade com o patrimônio e o meio ambiente

Vale ressaltar que a cidade está com novos ares: o calçamento histórico da cidade foi totalmente restaurado e recolocado, o Rio das Mortes, que corta toda a cidade, passou por despoluição e tratamento completo. Em parceria com a Associação empresarial de Tiradentes (Asset) foi feita uma campanha de trânsito durante o Festival, que fará com que a circulação de automóveis no centro histórico seja reduzida e assim a preservação do patrimônio, assim como o melhor fluxo de pessoas, sejam garantidos.

Todo o lixo gerado durante o Festival passa por coleta e separação, sendo reutilizado na usina de reciclagem da própria cidade. Os mais de 50 banheiros espalhados no centro histórico têm a água descartada em lugar devidamente credenciado pelos órgãos ambientais estaduais, assim como o óleo utilizado pelos chefs e cozinheiros passam por reciclagem e destino consciente.

A 19ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes conta com o apoio de muitas das instituições fomentadoras do Estado de Minas Gerais, como Sebrae, Senac e Codemig. Os espaços Aulas, Interativo e Origem Minas formam um circuito da cadeia produtiva gastronômica no Largo das Forras, valorizando a produção e permitindo que o público conheça, de formas variadas, desde o produto inicial até o prato finalizado pelo chef.
Sobre o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Serviço do Festival:
XIX Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 2016
Local: Largo das Forras, Largo do Chef e Pousada Escola – Centro – Tiradentes – MG
Data: de 26 de Agosto a 4 de Setembro
Segunda a Quinta: 19hs às 24h
Sexta: 17h às 24h
Sábado: 10 às 24h
Domingo: 10 às 18h

Outras informações: http://www.farturagastronomia.com.br/

 

GARANTA AQUI ECONOMIA NAS SUAS VIAGENS PARA O FESTIVAL


(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com