Confira as regras para o transporte do bastão de Selfie nas viagens de avião

O “bastão de Selfie” vai fazer parte dos acessórios de viagem de muitos foliões neste Carnaval. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alega que não há legislação impedindo que o bastão seja levado na bagagem de mão. Em alguns aeroportos, como o do Galeão (RJ), os passageiros estão sendo obrigados a despachar junto com as malas levadas nos porões das aeronaves o famoso “pau de selfie”.

Em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o bastão foi proibido na semana passada, mas depois de um comunicado na Anac, o acessório voltou a ser permitido no interior das aeronaves. Qual o motivo da proibição? O bastão está sendo considerado como “arma branca”.

A companhia Passaredo, que opera em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outras cidades, informou nas redes sociais que o acessório não pode ser transportado junto com a bagagem de mão.

Em nota, a Anac alega que encaminhou um ofício, no dia 09 de janeiro de 2015, para todos os operadores aeroportuários e empresas aéreas informando que o acessório estava sendo enquadrado como “bastões retráteis”, item citado e proibido pela Resolução n° 207/2011, e que esse enquadramento estava incorreto

O acessório (bastão retrátil próprio para celulares e câmeras fotográficas de pequeno porte) podem ser transportados na bagagem de mão se estiverem dentro dos limites da bagagem. O peso total não exceda 5 kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 115 cm.

VEJA COMUNICADO DA PASSAREDO

REGRAS
Ainda
segundo a Anac, os objetos precisam estar devidamente acondicionados,
sem perturbar o conforto e a tranquilidade, nem colocar em risco a
integridade física das pessoas a bordo. O bastão também pode ser
despachado na mala. É importante ressaltar que se for despachar, e
for um objeto considerado de valor pelo usuário, ele tem a opção
de declarar mediante taxa, como qualquer outro objeto de valor a ser
despachado.
Sobre
a Passaredo, a Anac informou que vai entrar em contato com a
companhia para que ela retire o comunicado do ar.

Acesse aqui as regras da Anac sobre o
transporte da bagagem

(Visited 48 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!