Confins ou Pampulha para os voos regionais?

                                      Google Maps

Pampulha tem condições de receber voos do ATR-72



Celso Martins

Se o Governo de Minas não bater o pé, o Aeroporto da Pampulha pode ficar ainda mais abandonado. A Trip Linhas Aéreas pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para lançar voos, a partir de 15 de abril, de Confins para Juiz de Fora, na Zona da Mata, e para Ipatinga, no Vale do Aço. Estas cidades já são atendidas pela Trip a partir da Pampulha.
A intenção da Trip é lançar dois voos diários em cada sentido nestas duas cidades a partindo de Confins. O Governo de Minas sempre bateu na tecla de que a Pampulha deve ser um aeroporto regional. Atualmente, o terminal de Belo Horizonte tem voos da Trip e da Passaredo. Neste ano, a Azul Linhas Aéreas lançou ligações diretas de Confins para Ipatinga e Uberaba. No dia 15 de março, a empresa terá voos para Montes Claros.
As rotas da Azul para o interior de Minas são nos turboélices ATR-72 configurados com 70 assentos. Este tipo de aeronave a concorrente Trip pretende colocar nas rotas de Confins para o interior do Estado. Nos voos que partem da Pampulha, a companhia usa o ATR-42 com 45 assentos e o ATR-72.
O Governo de Minas precisa reagir e cobrar da Anac explicações por ter autorizado voos da Azul em aeronaves de médio porte a partir de Confins. Por que não na Pampulha? O Tudo de Viagem não é favor da Azul e nem da Trip. Queremos o melhor para a cidade. A Pampulha com voos regionais e Confins com as ligações de média e longa distância.

A Trip já usa na Pampulha o ATR-72, o mesmo modelo da Azul em operação em Confins (veja imagem abaixo), nos voos para Uberaba, no Triângulo Mineiro. Como já foi dito no início deste texto, este avião transporta 70 passageiros. Sabemos que o aeroporto central de Belo Horizonte, com uma sala de embarque pequena, com apenas uma esteira de bagagem, não tem como receber vários aviões de passageiros, mas suporta em horários alternados.

Situação semelhante ocorre na Zona da Mata. A Trip opera no aeroporto de Juiz de Fora e a Azul na cidade vizinha de Goianá. As duas cidades estão próximas ao Galeão, onde há mais opção de companhias aéreas, e consequentemente tarifas mais baixas. O Aeroporto Regional demorou para decolar, e hoje poderia ter voos de outras companhias, com tarifas mais baixas.
                               Na rota Pampulha Uberba a Trip já usa o ATR-72

(Visited 28 times, 1 visits today)

5 Comments

  1. Que façam voos regionais sim, mas não permitam por exemplo voos pra Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, ou que se fizerem para estes destinos que façam em avioões até 70 passageiros, e lembrando que esse voo da trip operado com ATR 72 só podem ser vendidas 50 assentos!

  2. disse…

    Editar Luiz_USA

    Que nada, conversa fiada essa de aeroporto regional. As companhias estao mais do que certas em investir em CNF. Para o aeroporto se consagrar como verdadeiro hub, precisa sim, de ligacoes ao interior do estado, qto mais ligacoes diretas a partir de CNF, maiores as chances de se criar a cada dia novas ligacoes a partir de BH. Se hoje e' possivel viajar direto de BH para uma gde qtde de destinos, isso se deve ao fato das companhias usarem o aeroporto como hub. AZUL e TRIP estao mais do que certas em investir em CNF, os belohorizontinos so tem a ganhar, assim como passageiros do interior que hoje podem fazer conexoes na propria capital do estado.
    Parabens AZUL e TRIP.

  3. A Azul tem liberação para operar em CNF que é o seu segundo HUB, depois de VCP em Campinas – SP.
    E pelo que vejo, não tem pretensão nenhuma em operar na Pampulha! Para ela, pelo que fazem burburinho, é mais vantajoso levar os passageiros na linha de ônibus de Pampulha para CNF (que falaram que está para ser implantado pela cia) do que operar em um aeroporto que vai ser preciso pedir autorização e de que não é utilizado, praticamente! Já que voos maiores são operados em CNF e para os clientes é fácil a CONEXÃO para outros destinos. Interior de Minas não tem que ser só para os mineiros. Tem que ser de fácil acesso ao Brasil todo, que desembarca em Confins.

  4. e um absurdo pampulha ficar com voos restritos quem perde e a propria belo horizonte,porque passa os lucros para confins, so que e longe e desagradavel incomodo de ir ate confins,gente pela madrugada ne, que pior do que o aeroporto de congonhas em sao paulo,vamos repensar e ver quanto a cidade ja nao perdeu por restringir os voos

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!