A empresa Rubic Balões Indústria e Comércio, com sede na capital paulista, e com uma base de operações em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para prestar serviços aéreos especializados em balonismo. A ANAC publicou o Certificado de Operador Aéreo (COA) na edição desta sexta-feira (29/8) no Diário Oficial da União.
Com 40 anos de atuação no mercado, a empresa tem atualmente 6 pilotos sendo 2 mulheres, No dia 9 de julho deste ano a Rubic Balões recebeu da ANAC a certificaçã0 de cinco modelos de balões de ar quente tripulados, com capacidade para 13 pessoas. Segundo a ANAC, são os primeiros equipamentos no país cujos projetos cumprem requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 31, que trata de aeronavegabilidade de balões livres tripulados. A empresa já produziu mais de 100 balões.
Venha Voar
Segundo Christian Kalousdian, filho dos fundadores da empresa, piloto e gerente operacional da Rubic Balões, os passeios serão realizados pela Venha Voar, que pertence ao grupo. Christian Kalousdian que em breve a empresa vai divulgar as datas dos passeios que serão realizadas em Araçoiaba da Serra. Christian Kalousdian recebeu a notícia na Áustria, onde está participando de um evento de balonismo.

“Hoje é um dia histórico para o balonismo no Brasil. A Rubic Balões conquistou o primeiro Certificado de Operador Aéreo para voos de balão no país, um marco que abre caminho para uma operação regular, legal e segura. Com essa certificação, garantimos qualidade, responsabilidade e procedimentos operacionais alinhados aos mais altos padrões de segurança. Essa conquista não é apenas da Rubic, mas de todo o setor, que agora pode se consolidar como vetor real de turismo no Brasil, contribuindo diretamente para a economia local e nacional.
Nosso braço de operações turísticas, a Venha Voar, já está pronta para receber passageiros a partir de nossa base em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, a apenas 110 km da capital. É o início de uma nova era para o balonismo brasileiro. Venha voar de balao! Venha voar com a Rubic!”
A ANAC informou que é a primeira vez que a Agência certifica um operador de balonismo, que poderá fazer voos de experimentação com balões de fabricação própria, também certificados pela ANAC. “A autorização foi concedida após a empresa atender a todas as exigências regulatórias, incluindo a comprovação de capacidade operacional e a conformidade com as normas de segurança vigentes, que levam em conta critérios como a capacidade de avaliar condições meteorológicas, além de contar com infraestrutura para operação, orientação aos passageiros e aeronavegabilidade do equipamento”, informou a ANAC.

Acidente com balão
No dia 21 de junho deste ano um balão com 21 pessoas caiu em Praia Grande (SC). O acidente matou oito mortos nas proximidades da comunidade de Cachoeira de Fátima. A empresa empresa Sobrevoar, que operava o balão, não tinha autorização da ANAC para este tipo de operação.
O balão movido a ar quente pegou fogo logo depois de decolar. Segundo a prefeitura de Praia Grande, a atividade gera cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de movimentar entre R$ 100 a R$ 150 milhões.