De janeiro a setembro passaram pelo terminal mais de 164 mil usuários em voos regulares e 205 toneladas de cargas transportadas
A movimentação no Aeroporto Presidente Itamar Franco (SBZM), também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), vem batendo recordes neste ano, tanto para transporte de passageiros quanto de cargas. De janeiro a setembro deste ano, 164.171 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, enquanto o transporte de cargas atingiu a marca de 205 toneladas.
Esses números já superam em mais de dez vezes a movimentação de passageiros de todo o ano de 2011, quando o aeroporto iniciou as operações. Naquele ano, foram apenas 18.179 pessoas que embarcaram e desembarcaram no aeroporto.
Localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata mineira, o terminal é considerado a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região. Nele são operados voos regulares para Viracopos (SP), Confins (MG), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP).
No último mês de julho, 22.321 viajantes passaram pelo aeroporto regional, o maior número de passageiros atendidos em voos regulares ao longo dos 12 anos de história do terminal.

A biomédica esteta Adrielle Passe, usuária assídua do aeroporto, afirma que a mobilidade na região foi transformada com a consolidação do terminal. “Melhorou muito para nós aqui da Zona da Mata o acesso rápido a outras regiões do país. Eu sempre estou indo a São Paulo para cursos e congressos e isso facilitou imensamente o deslocamento para a capital paulista. O aeroporto tem uma infraestrutura ótima”, avalia.
PPP
A gestão do terminal é por meio de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata (CAZM).
Após quase nove anos do início da PPP, a expectativa é a de que, se mantida a média de passageiros dos últimos três meses, 2023 deva registrar mais de 220 mil embarques e desembarques, quase 50% a mais que o recorde anterior, em 2019.
“O Aeroporto da Zona da Mata é mais um exemplo de que estamos trabalhando para garantir que as concessões e parcerias sejam cada vez mais eficientes e que tragam benefícios aos mineiros. Os números estão aí para comprovar que os contratos em vigor, quando bem administrados, são capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, avalia o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno.
Cargas
Nos nove primeiros meses deste ano, o total de carga transportada que passou pelo aeroporto soma cerca de 205 toneladas.
Setembro de 2023 se consolida como o mês de maior movimentação ao longo da história do aeroporto, com pouco mais de 38 toneladas, considerando as categorias nacionais e importadas.
Desde março de 2019, o aeroporto tem autorização da Receita Federal para realizar o controle alfandegário nas dependências do terminal.

Com a medida, os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque de mercadorias, especialmente as internacionais, são agilizados, potencializando a vocação do aeroporto na operação de envio e recebimento de diversos produtos, desde eletrônicos, vestuário, medicamentos e até itens refrigerados.
Novos voos
Desde segunda-feira (30/10), a Azul Linhas Aéreas aumentou de quatro para seis a frequência semanal de voos com destino ao Aeroporto de Confins. A rota, atualmente disponível às segundas, quartas, sextas e domingos, também passa a ser oferecida às terças e quintas.
Além do aumento da oferta, a Azul alterou o horário dos voos. Agora há chegadas na Zona da Mata às 14h10 e partidas às 14h45 rumo à capital mineira.
“A oferta de melhores opções de voos é uma demanda antiga da região, que agora conta com a operação sólida das três maiores companhias aéreas brasileiras. Nossa administração tem um grande compromisso com a disponibilidade de infraestrutura eficiente para atendimento aos voos com total segurança e comodidade”, afirma o superintendente do Aeroporto da Zona da Mata, Flávio Santos.
Ambiental
O Aeroporto da Zona da Mata também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações.
Para isso, o aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.
Aeroporto
O Aeroporto Presidente Itamar Franco foi inaugurado em 2005, realizou seu primeiro voo comercial somente em agosto de 2011, e é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região.
O empreendimento conta com infraestrutura moderna, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros, projetada para receber aviões de grande porte, inclusive aeronaves de carga.
Planejado para alavancar a economia da Zona da Mata, o ARZM é o primeiro aeroporto do estado de Minas Gerais a ser administrado por meio de uma Parceria Público-Privada.
A Concessionária Aeroporto Zona da Mata é formada pela Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços.