Brasil recebe 60% mais turistas no primeiro quadrimestre deste ano que em 2021

Brasil recebe 60% mais turistas no primeiro quadrimestre deste ano que em 2021

Mais de 962 mil turistas estrangeiros entraram no país com visto de turista entre os meses de janeiro e abril.

O turismo volta a mostrar sinais de recuperação no Brasil. Após dois anos de restrições devido a pandemia da Covid-19, os números apresentam um cenário positivo no país. De acordo com o Ministério do Turismo, somente no primeiro quadrimestre de 2022, mais de 962 mil estrangeiros entraram no Brasil com visto de turista. Os números já superam em 60% todo o ano de 2021. No último ano, 596,7 mil visitantes estrangeiros chegaram ao país.

Os números, comparados com o mesmo período de 2021, revelam uma diferença ainda maior. Isso porque entre janeiro e abril de 2021 foi registrada a entrada de 122.601 viajantes de outros países. Com isso, os números desse ano representam uma alta de 685%. Os números são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.
“Nosso objetivo é alcançar o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano. Vamos seguir trabalhando e intensificando a divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas internacionais, o que movimenta a economia e gera empregos internamente”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Outro sinal da recuperação progressiva do turismo é o aumento da Malha Aérea Internacional. Em abril deste ano, o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e empresas aéreas, de janeiro a abril, foram criados ou retomados 122 voos, além de 40 frequências adicionais que entraram em operação. Até janeiro de 2023 estão previstos 24 voos a mais vindos de outros países e 9 serão retomados ou terão sua frequência ampliada.

O Ministério do Turismo também apontou que vem crescendo é o total de gastos dos viajantes de outros países. Nos primeiros dois meses deste ano, conforme o balanço de pagamentos do Banco Central, o volume de turistas neste período gerou US$ 781 milhões em gastos. O montante configura um aumento de 63% em relação aos US$ 480 milhões registrados no primeiro bimestre de 2021.

Os resultados no Brasil acompanham também uma tendência mundial de recuperação. De acordo com os números mais recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT), houve acréscimo de 130% na quantidade de turistas saindo de férias no exterior em janeiro de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Os destaques foram a Europa, que recebeu três vezes mais chegadas internacionais do que em janeiro de 2021 (+199%), e a América, que dobrou as suas chegadas (+97%), segundo a OMT.

(Visited 30 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com