Exclusivo! São José do Campos será primeira cidade das Américas com transporte urbano 100% elétrico

Os veículos que irão atender São José dos Campos serão fabricados pela Auto Shandong Yixing  Eletric, que  produz 5 mil unidades por ano.

São José do Campos, um dos maiores polos de tecnologia, será a primeira cidade da América Latina a ter uma frota de ônibus coletivos totalmente elétricos, que colocará o município na vanguarda  no combate a poluição pela queima de combustíveis fósseis.

Nesta quarta-feira a pela Itapemirim Transportes Urbanos LTDA, que venceu a licitação do transporte urbano de São José dos Campos em 2021, enviou para a prefeitura do referido município cópia do contrato de aquisição de 500
ônibus coletivos totalmente elétricos.

O anúncio da compra dos ônibus acontece poucos dias antes da Prefeitura de São José dos Campos anunciar medidas para melhorar o transporte público da cidade. A Itapemirim não teria comprado veículos novos para renovar o transporte coletivo da cidade.

Segundo a Itapemirim, o transporte coletivo tem sido realizada de forma experimental em várias cidades, mas São José será a primeira a ser atendida plenamente pelo novo sistema, que ajudará também na redução da poluição
sonora.

Os  500 ônibus foram adquiridos na China e representam um investimento de R$ 1 bilhão de reais. Os veículos são fabricados pela Auto Shandong Yixing  Eletric, que  produz 5 mil unidades por ano.

Geração de 700 empregos

As  500 unidades para transporte urbano que atenderão São José dos Campos serão equipados com ar condicionado. O presidente da Itapemirim e controlador do grupo, o empresário Sidnei Piva considera histórica esta operação: “O Brasil dá um exemplo ao mundo que estamos prontos a contribuir para o meio ambiente e este exemplo poderá ser multiplicada para cidades do porte de São José dos Campos”, afirmou Piva.

A nova operação gerará 700 novos empregos diretos só na região de São José dos Campos. A cidade tem uma população em 2021 teve sua população estimada pelo IBGE em 737.310 habitantes, possui uma área de 1.100 km2 é sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, é o quinto mais populoso do estado de São Paulo.

(Visited 835 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!