Tudo viagem

Parque dos Pireneus abriga nascentes, mirantes, cachoeiras, veredas e trilhas

O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região e um dos locais mais visitados, possui 1.385 metros de altitude.

Pirenópolis, que fica a 129 quilômetros de Goiânia, abriga parte da área onde fica o Parque dos Pireneus. Criado em 1987, com o objetivo de preservar a fauna, a flora e as várias mananciais existentes na região, o parque possui uma área de 2.833,26 hectares, e fica a 20 km da cidade de Pirenópolis. Os outros municípios que fazem parte do parque são Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.

O Parque tem como principais características as formações rochosas em arenitos e quartzitos. A região é coberta de vegetação de cerrado, sendo, a maioria, o cerrado rupestre. São nascentes, mirantes, cachoeiras, formações geológicas, veredas, trilhas e campos de altitude. Pode-se notar variados tipos de vegetação, como buritizais, matas ciliares e de galerias.

O Parque Estadual da Serra dos Pireneus é um local ideal para praticar esportes em meio à natureza. O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região e um dos locais mais visitados, possui 1.385 metros de altitude. Não é cobrada taxa para visitação. As pousadas em Pirenópolis já estão com promoções para quem pretende viajar para a região no  inverno que começa no dia 21 de junho.

A melhor forma para chegar ao parque é seguir pela Estrada dos Pireneus, contendo trecho de 17 km de estrada de terra. Aconselha-se que os visitantes estejam acompanhados de um guia turístico, pois não há placas indicativas e nem trilhas demarcadas para os mais belos recantos deste parque. Os horários são: das 08h às 17h (horário normal) e das 09h as 20h (horário de verão)

É aconselhável a presença de um guia de turismo local, apesar de não ser obrigatória, Há guias especializados no Centro de Atendimento ao Turista) em Pirenópolis que fica na Zona Rural, Pirenópolis.

(Visited 6 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com