Parque dos Pireneus abriga nascentes, mirantes, cachoeiras, veredas e trilhas

Parque dos Pireneus abriga nascentes, mirantes, cachoeiras, veredas e trilhas

O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região e um dos locais mais visitados, possui 1.385 metros de altitude.

Pirenópolis, que fica a 129 quilômetros de Goiânia, abriga parte da área onde fica o Parque dos Pireneus. Criado em 1987, com o objetivo de preservar a fauna, a flora e as várias mananciais existentes na região, o parque possui uma área de 2.833,26 hectares, e fica a 20 km da cidade de Pirenópolis. Os outros municípios que fazem parte do parque são Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.

O Parque tem como principais características as formações rochosas em arenitos e quartzitos. A região é coberta de vegetação de cerrado, sendo, a maioria, o cerrado rupestre. São nascentes, mirantes, cachoeiras, formações geológicas, veredas, trilhas e campos de altitude. Pode-se notar variados tipos de vegetação, como buritizais, matas ciliares e de galerias.

O Parque Estadual da Serra dos Pireneus é um local ideal para praticar esportes em meio à natureza. O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região e um dos locais mais visitados, possui 1.385 metros de altitude. Não é cobrada taxa para visitação. As pousadas em Pirenópolis já estão com promoções para quem pretende viajar para a região no  inverno que começa no dia 21 de junho.

A melhor forma para chegar ao parque é seguir pela Estrada dos Pireneus, contendo trecho de 17 km de estrada de terra. Aconselha-se que os visitantes estejam acompanhados de um guia turístico, pois não há placas indicativas e nem trilhas demarcadas para os mais belos recantos deste parque. Os horários são: das 08h às 17h (horário normal) e das 09h as 20h (horário de verão)

É aconselhável a presença de um guia de turismo local, apesar de não ser obrigatória, Há guias especializados no Centro de Atendimento ao Turista) em Pirenópolis que fica na Zona Rural, Pirenópolis.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!