O Certificado de Operador Aéreo (COA) da Flyways Linhas Aéreas foi publicado nesta segunda-feira (9/11) no Diário Oficial da União. A portaria 2.971, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), era uma das etapas exigidas pelas autoridades brasileiras para que a nova companhia aérea brasileira inicie voos comerciais. A companhia pretende começar a operar ainda neste mês.
Com sede no Rio de Janeiro, a Flyways Linhas Aéreas terá voos de Belo Horizonte (Pampulha) para o Galeão (RJ), um em cada sentido, além de duas frequências diárias da capital mineira para Uberaba e Ipatinga. Nos próximos dias a companhia vai pedir à Anac pedido de Horário de Transportes (Hotran), mas antes precisa ser expedida a autorga pela Anac.
Vencida essa etapa, a Flyways poderá iniciar a venda das passagens. A empresa já contratou pilotos, comissários e pessoal para trabalhar nos aeroportos. Com 60 funcionários, a Flyways pretende ocupar as rotas deixadas pela Azul. Voos da Pampulha para Cabo Frio e Porto Seguro, nos fins de semana, estão nos planos da companhia.
As outras cidades que terão voos são Juiz de Fora, Governador Valadares, Araxá e Patos de Minas. A Flyways vai usar o ATR-72-500, com 68 assentos. Nesta fase inicial a companhia terá duas aeronaves, mas ainda neste ano serão comprados mais dois modelos. O ATR-72 é usado no Brasil pela Azul, Passaredo e MAP Linhas Aéreas.
VEJA ABAIXO DOCUMENTO DA ANAC