Viva a concorrência! Azul terá voos diários em Congonhas ainda neste ano

O Conselho de Aviação Civil (Conac) dediciu liberar a entrada de novas companhias no Aeroporto de Congonhas (SP). Com a decisão, a Azul poderá lançar voos diários na capital paulista. A Resolução número 3 foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. A reestruturação ocorrerá de duas formas: com a abertura de novos slots e com a redistribuição dos que já existem. 

Os novos movimentos slots começam a ser distribuídos em 1º de agosto, com prioridade para as empresas chamadas entrantes – que nunca operaram no aeródromo, que têm até 12% de slots no aeroporto ou operam com aeronaves com mais de 90 lugares. Atualmente somente a Gol, TAM e Avianca possuem voos diários em Congonhas. Os voos da Azul são nos fins de semana para o Santos Dumont. Pela Resolução, a redistribuição será de acordo com a pontualidade, qualidade operacional e tamanho da companhia. 
Com a limitação de aeronaves com menos de 90 assentos, a Passaredo não poderá operar em Congonhas. A companhia usa em suas rotas o ATR-72 com 70 lugares. Já a companhia Azul terá que usar em suas rotas o Embraer-190 com 119 lugares.
A redistribuição será definida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre outubro de 2014 e março de 2015, as empresas que atuam no aeroporto serão avaliadas quanto à eficiência operacional. Contará a pontualidade e assiduidade dos voos e os investimentos que as companhias aéreas farão na aviação regional, tornando a aviação um modal mais acessível para toda a população.
Aquelas que acumularem mais pontos negativos poderão perder slots na temporada seguinte (maio a outubro) para as empresas que já atuam em Congonhas ou as chamadas entrantes. Para o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, as novas regras vão solucionar o problema da escassez de vagas de pouso e decolagem enfrentados hoje por Congonhas. 

“As diretrizes propostas buscam incorporar as principais contribuições recebidas pelas partes interessadas e, ao mesmo tempo, permitir uma maior desconcentração do mercado de Congonhas, aumentando a oferta de voos e sua dispersão geográfica”, explicou.

            
                                            Veja trecho da Resolução

(Visited 28 times, 1 visits today)

1 Comment

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!