As estrelas que brilharam nos céus do Brasil e do mundo

??

Tripulação de Airbus da Vasp liderada pelo comandante Theotônio (Facebook da Vasp)

?? Celso Martins

A imagem do avião da Vasp sendo desmontado em Congonhas (SP) foi uma das cenas mais tristes dos últimos dias. Mesmo sabendo que estas aeronaves estão sem motores, sem os instrumentos de navegação, eram ainda a esperança, mesmo que remota, de ter a companhia de volta.

O dinheiro da venda da sucata será usado para pagar as dívidas deixadas pelo Canhedo, ex-presidente da companhia. As trabalhistas terão prioridade. Nos próximos dias serão desmontados os aviões Vasp que estão abandonados em outros aeroportos. Daqui uns dias será a vez da Transbrasil sumir de vez.

Venda da sucata dos aviões será para pagar dívidas
?

 Nádia Guichon e Eduardo Soeiro da tripulação da Varig

A venda da sucata destes aviões é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Depois de desmontados, estas aeronaves vão liberar espaço para os aviões de outras companhias. E a tristeza vai ser maior sem poder ver estes gigantes. Tomara que o Boeing 737-200 que está em Confins vá  para o Museu da TAM.

Mesmo não sendo ex-funcionário destas companhias, tenho fortes ligações com tudo isso. Em 1991, fiz a primeira viagem de avião em um Vasp de Vitória para o Galeão, e depois para São Luis do Maranhão. Entre 1997 e 1999, aproveitei as promoções da Transbrasil e viajei de Confins para o Galeão por várias vezes, sempre no voo das 23h30, com serviço de bordo nota dez.

?

A última lembrança da Transbrasil 

E agora a última esperança é a Varig. Bem que o Constantino Júnior poderia retomar o padrão Varig para os voos de longa distância em nosso território e para as rotas internacionais. A estrela da Varig voltaria a brilhar. Mas antes é preciso fazer com que as pessoas responsáveis pelo sucesso no céu e na terra recebam o dinheiro de anos de dedicação.

Que saudade da Varig. Do atendimento, do serviço de bordo e dos lenços quentes para higienização das mãos. Mas como sei que ter isto de volta é difícil, resta curtir as tripulações destas  três companhias no Facebook. Mesmo sendo um grupo fechado, consegui entrar, e hoje tenho como matar um pouco a saudade com fotos e relatos dos bons tempos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!