A Placar Linhas Aéreas, fundada em 5 de outubro de 2022, recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o Certificado de Operador Aéreo da(COA). Com isso, a companhia está autorizada a realizar operações não regulares de transportes de passageiros no Brasil e América do Sul. Para conseguir o COA da ANAC, a Placar Linhas Aéreas teve que compravar padrões de segurança operacional.
“Os voos serão realizados com aeronaves Embraer E190-E2, sendo possível também a ampliação das operações no futuro, com novos aviões e destinos. A certificação de uma nova empresa aérea é um ganho para a aviação brasileira, aumentando a oferta de serviços no mercado e possibilitando maior integração do Brasil em âmbitos nacional e internacional” informou a ANAC.
O primeiro voo
A companhia aérea foi fundada pelos brasileiros José Roberto Lamacchia e Leila Medjalani Pereira, sua esposa, Leila Pereira é a atual presidente do Palmeiras. O casal é dono da Crefisa, uma das maiores empresas de serviços de empréstimos do Brasil fundada em 1964.
O primeiro voo da Placar ocorreu no dia 4 de agosto de 2023. O jato da companhia transportou o time palmeirense de Sorocaba até o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A estreia internacional foi no dia 23 de agosto de 2023, transportando a delegação da equipe, entre o Aeroporto Internacional de até o Aeroporto Internacional de Matecaña, em Pereira, na Colômbia.