Justiça autoriza retomada das obras do complexo turístico de Maricá

A 2ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, em decisão colegiada, a retomada das obras, do complexo turístico de Maraey, na Costa do Sol, em Maricá (RJ). O empreendimento é premiado como o melhor projeto de usos públicos do mundo e o melhor desenvolvimento sustentável da América Latina.

As obras foram suspensas pelo STJ em maio de 2023 para evitar danos ao ecossistema da região e prejuízos a comunidades tradicionais. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Investimento de R$ 4 bilhões

O do projeto Maraey é de cerca de R$ 4 bilhões na primeira fase, com três hotéis da rede Marriott e uma universidade de hotelaria com o grupo suíço EHL. Serão gerados mais de 18 mil empregos, e mais de 5 mil oportunidades diretas na primeira etapa de operação.

A Maraey garante que o empreendimento é baseado em princípios de desenvolvimento sustentável e ocupará apenas 6,6% de ocupação do total da área, além da criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

A empresa também fará a entrega dos títulos de propriedade à comunidade de pescadores de Zacarias. A empresa informou que irá implementar cursos profissionalizantes para milhares de moradores de Maricá e regiões próximas.

“É com satisfação que recebemos a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que permite a retomada de Maraey, após um rigoroso processo de licenciamento de mais de 13 anos junto aos órgãos competentes. Acreditamos muito no potencial transformador do empreendimento para o desenvolvimento turístico e econômico sustentável de Maricá, do Estado do Rio e do Brasil. E agradecemos a todos que estão ao nosso lado desde o início do projeto e ao apoio das mais de 35 associações e entidades nacionais e internacionais, reconhecendo os importantes compromissos ambientais, sociais, educacionais e econômicos do empreendimento”, afirma Emilio Izquierdo, CEO de Maraey.

 

(Visited 23 times, 25 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!