A liberação deste modelo de aeronave faz parte de um parecer técnico da Agência Nacional de Aviação Civil emitido em 1 de fevereiro de 2023.
O município de São João Del Rei e mais 25 cidades em diversos estados poderão receber voos comerciais operados por aeronaves ATR-72 que transportam até 70 passageiros. A liberação deste modelo de aeronave faz parte de um parecer técnico da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitido no dia 1 de fevereiro de 2023. (Veja documento completo no final deste post).
O parecer técnico foi emitido a partir do processo 00066.010422/2022-42 da Azul Linhas Aéreas. A companhia apresentou um estudo técnico alegando que o ATR-72 só tinha autorização para operar em aeroportos 3c, o que impossibilitaria a companhia de usar esse tipo de aeronave em 26 cidades.
Com o novo parecer, a Azul e a VoePass, empresas que oferecem voos comerciais, poderão operar em aeroportos classificados 2C, entre eles o de Mossoró (RN), São João Del Rei, Ponta Grossa (PR), e Macaé (RJ), poderão receber voos comerciais com os ATR-72.
Confira abaixo a lista de todas as cidades
O parecer da ANAC diz que são classificados como 3C os aeroportos que têm pista de até 1.320 metros de cumprimento e que permitem decolagem de aeronaves com até 23 mil quilos. Já os classificados como 2C são os que tem pistas de até 1.190 e com peso máximo de decolagem de 22 mil quilos.
Voos em São João Del Rei
No dia 26 de janeiro deste ano a Azul estudos para lançar voos diretos de Belo Horizonte para São Del Rei. Na ocasião a empresa tinha a intenção de começar a operar no segundo semestre deste ano. Também foram anunciados os voos para Curaçao, no Caribe, Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, além de ligações regionais com as cidades mineiras de Araxá.
Entretanto, a assessoria de imprensa da companhia informou que não tem data e nem a confirmação dos voos em São João Del Rei.
Acesse abaixo o parecer completo da ANAC
foto: Divulgação/Amazon