Círio de Nazaré 2022 comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil

Círio de Nazaré 2022 comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil

Nazaré

Uma das maiores procissões católicas do mundo acontece no próximo dia 09.10 em Belém (PA)

O Círio Nazaré 2022, uma das maiores procissões religiosas do Brasil e do mundo, retorna às ruas de Belém (PA) após uma pausa de dois anos. Neste ano, a celebração comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O bem foi inscrito no Livro de Celebração em 5 de outubro de 2004 e recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré deve reunir mais de 50 mil turistas. A estimativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), preveem que só a presença destes fiéis na cidade movimentará em torno de R$ 98,3 milhões, estimulando a economia local por meio do turismo.

CÍRIO DE NAZARÉ – O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção, reconhecida como bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, destacando a diversidade, conhecimento e as milhares de manifestações culturais presente no país e no cotidiano dos brasileiros. A procissão realizada há mais de 200 anos – desde 1793 – conta com várias celebrações em homenagem à padroeira da Amazônia.

PATRIMÔNIO – De acordo com a UNESCO, no Brasil existem, atualmente, 22 bens inscritos na lista de Patrimônios Culturais pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

Os patrimônios são compostos por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Essa definição é de suma importância para a memória, identidade, criatividade dos povos e a riqueza cultural.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!