Círio de Nazaré 2022 comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil

Nazaré

Uma das maiores procissões católicas do mundo acontece no próximo dia 09.10 em Belém (PA)

O Círio Nazaré 2022, uma das maiores procissões religiosas do Brasil e do mundo, retorna às ruas de Belém (PA) após uma pausa de dois anos. Neste ano, a celebração comemora 18 anos como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O bem foi inscrito no Livro de Celebração em 5 de outubro de 2004 e recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré deve reunir mais de 50 mil turistas. A estimativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), preveem que só a presença destes fiéis na cidade movimentará em torno de R$ 98,3 milhões, estimulando a economia local por meio do turismo.

CÍRIO DE NAZARÉ – O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção, reconhecida como bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, destacando a diversidade, conhecimento e as milhares de manifestações culturais presente no país e no cotidiano dos brasileiros. A procissão realizada há mais de 200 anos – desde 1793 – conta com várias celebrações em homenagem à padroeira da Amazônia.

PATRIMÔNIO – De acordo com a UNESCO, no Brasil existem, atualmente, 22 bens inscritos na lista de Patrimônios Culturais pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

Os patrimônios são compostos por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Essa definição é de suma importância para a memória, identidade, criatividade dos povos e a riqueza cultural.

(Visited 38 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!