Conheça mais sobre a arte Bauernmalerei, tema de evento em Monte Verde

Conheça mais sobre a arte Bauernmalerei, tema de evento em Monte Verde

Além dos preços mais atrativos, os turistas têm mais um motivo para visitar Monte Verde no mês de outubro. Nos dias 02 a 09/10 acontecerá a 2ª Semana Bauer no distrito, com diversas atividades como oficinas, workshops e palestras, além do evento Rocktoberfest, apresentação de danças folclóricas da Alemanha e jantar solidário. O evento se encerra do dia 09 com a Corrida e Caminhada nas Montanhas.

A semana foi criada para prestigiar a Pintura Bauernmalerei, que se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e arte decorativa do município. A origem dessa técnica é alemã (bauern = camponês e malerei = pintura) e foi trazida para a região pela artista plástica e pesquisadora Maria Carmem Osterne, que disseminou a arte em Monte Verde.  Os traços inconfundíveis desta pintura colorem peças diversas com flores e outros temas típicos que remontam às regiões campestres da Áustria, Alemanha, Hungria e Suíça.

A difusão dessa arte conta também com o apoio da pousada El Brujo, que cedeu um espaço para ser transformado na Sala de Arte Carmem Osterne, com o objetivo de ensinar a técnica para a comunidade. O local foi inaugurado no dia 4 de maio e receberá a Semana Bauer em seu ateliê.

A realização da Semana do Bauer foi transformada em lei em Camanducaia, município onde se localiza Monte Verde, e visa ser um período de comemorações culturais e disseminação da arte. Se inicia sempre no dia 2 do mês, que foi instituído o dia municipal do Bauer em homenagem ao aniversário de Maria Carmem Osterne.

Um dos destaques do evento neste ano será a presença de Tina Laus, professora de pintura Bauer de Florianópolis, que ministra um curso online e possui um canal no Youtube onde divulga a arte.

“A importância do evento é consolidar oportunidade de oficinas para que as pessoas que queiram aprender tenham esse primeiro contato”, diz Manu Osterne, idealizadora do evento e difusora da arte no município. Manu, juntamente com outras artistas, pintou uma ponte no distrito com a arte Bauer, e a inauguração acontecerá durante a semana de divulgação.

Pensando em mudar o meio em que vive preservando a natureza, Manu idealizou também um novo projeto intitulado Reciclarte, que consiste em recolher garrafas de vinhos nos restaurantes, pintar e revender nas lojinhas da comunidade. A ideia é que no futuro surja uma nova feira envolvendo a reciclagem e a arte.

A 2ª Semana Bauer conta com o apoio da Acrilex, Condor, Prefeitura de Camanducaia, Secretaria de Cultura e Esporte e projeto Reciclarte. Confira a programação:

02/10

Confraternização com artistas e convidados (Sala de Arte Bauer)  “Carmen Osterne” (Pousada El Brujo) – 17h

03/10

Live Prof.ª Niedja Xavier (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina com Prof. Cris Camargo (Sala de Arte Bauer) – 14h às 17h

04/10

Live Prof.ª Paula Bars (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina com Prof.ª Nilce Martins (Sala de Arte Bauer) – 14h às 17h

05/10

Live com Cristina Bottallo (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina Prof. Niedja e Cris (Sala de Arte Bauer) – 14h às 16h

Oficina com Prof.ª Manu Osterne e convidada Tina Laus E.M.M.A – em Camanducaia 14h às 16h

06/10

Live Prof.ª Nilce Martins (no insta @monteverde.e.o.bauer) – 10h

Oficina com Prof. Niedja Xavier (Sala de Arte Bauer) – 14h às 17h

07/10

Workshop com Prof.ª Tina Laus – 14h às 17h

08/10

Rocktoberfest Pousada Águia da Montanha (Ingressos antecipados) – 12h às 19h

Ballet ABMV (Galeria Suíça) – 14h

Jantar Solidário (Restaurante à Raiz – Hotel Meissner Hof) – 20h

09/10

Corrida e Caminhada nas Montanhas (largada no Complexo Esportivo) – 8h

Visite:

Exposição ao ar livre de pratos pintados nas floreiras da avenida.

Rota do Bauer – Consulte insta @monteverde.e.o.bauer

Foto destaque por: Divulgação

(Visited 6 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com