lentes de contato

Vai viajar? 5 dicas para cuidar das suas lentes de contato nas férias

O verão segue bombando no Brasil e, com as viagens domésticas em alta, muitas pessoas seguem aproveitando suas férias em destinos nacionais. Seja em viagens regionais, de carro, ou naquelas mais longas, de avião, a preparação da mala inclui um item sinônimo de preocupação para muitos brasileiros: as lentes de contato.

Segundo dados da Expo Abióptica 2019, a maior feira do setor no país, mais de dois milhões de brasileiros utilizam desse artificio prático e funcional no dia a dia. E, muitas vezes, essas pessoas têm diversas dúvidas quanto à manutenção do produto em suas viagens.

Pensando nisso, listamos a seguir cinco dicas para aproveitar suas férias com a saúde ocular em dia e sem se preocupar com a vida útil de suas lentes de contato. Afinal, você não vai perder a oportunidade de observar aquele pôr do sol incrível de forma nítida, não é mesmo? (sua memória fotográfica agradece!)

No avião

O ar climatizado das aeronaves, combinado à sua alta pressão, pode causar leve desconforto ou irritação nos olhos com lentes de contato. Em voos mais longos, a sensação de areia nos olhos, assim como a vermelhidão e coceira também podem prejudicar o bem-estar do viajante.

E já que uma boa viagem começa no trajeto, vale a pena pensar em alternativas para manter-se sempre hidratado, e com os olhos lubrificados; consulte seu oftalmologista antes do roteiro, para que possa recomendar o colírio lubrificante mais indicado para o seu caso.

Outra dica importante é retirar as lentes, caso vá dormir no voo ou, ainda, troca-las por óculos durante parte do trajeto, evitando assim aquela sensação de cansaço dos olhos.

Armazenamento

Manter um estojo sempre limpo e à mão é bastante importante nesses casos. Sem uma rotina certa, as viagens costumam ter atividades de ultima hora, que exigem a retirada das lentes, portanto, não esqueça de mantê-lo na bolsa de mão desde o inicio do roteiro e depois, em uma mochila ou necessaire que te acompanhe férias afora.

lentes de contato
Imagem de Gedesby1989 por Pixabay

Ter um estojo reserva também é bastante indicado, para o caso de perder ou esquecer o original em algum hotel ou parada.

Higienização

A higienização é, talvez, o fator mais importante para garantir uma longa vida útil de suas lentes, assim uma boa saúde ocular. É importante levar consigo as soluções próprias para limpeza – sempre atentos à quantidade de líquido liberada para as viagens, no caso de roteiros aéreos -, assim como manter a desinfecção em dia, mesmo durante as férias.

Imagem de Gedesby1989 por Pixabay

As mãos, mais do que nunca, são elementos cruciais na garantia de uma boa higienização. É essencial estarem sempre limpas antes de entrarem em contato com as lentes e os olhos. Nada de manusear as lentes com as mãos cheias de areia da praia, hein!

Lubrificação

O tempo seco e as altas temperaturas do verão podem causar ressecamento das lentes, assim como a utilização constante de ar condicionado em hotéis e restaurantes – lugares de visitas constantes durante uma viagem -, portanto, a dica é investir na lubrificação constante das mesmas, para garantir o conforto e a boa utilização.

Conforme já falamos acima, consulte seu oftalmologista antes da viagem e leve o colírio indicado na mala.

Antecipando os imprevistos

O que faria se perdesse suas lentes no meio de uma viagem e não tivesse acesso a uma farmácia para comprar uma descartável? Se você é daqueles que prefere nem pensar no pior cenário, leve consigo, sempre, um par reserva.

Além dos estojos reserva, que vão garantir a boa manutenção do produto, ter um par de lentes de contato Acuvue a mais em uma viagem pode te salvar de um perrengue e assegurar uma viagem sem fiascos.

Com todos esses cuidados, suas férias vão te proporcionar vistas incríveis, com certeza!

Imagem destacada de Bruno Henrique por Pixabay

(Visited 5 times, 1 visits today)

local_offerevent_note janeiro 21, 2021

account_box Claudio Lacerda