Serra do Cipó tem 5 cachoeiras liberadas a funcionar nos finais de semana

As exigências para receber turistas são o controle de temperatura, orientações sobre as regras de prevenção, banheiros, lixeiras e salva-vidas.

O decreto 061/2020 da Prefeitura de Santana do Riacho liberou a reabertura de cinco cachoeiras nos finais de semana dos atrativos do distrito Serra do Cipó. Mesmo sendo com capacidade reduzida, a notícia vem em um bom momento. Com o calor e a baixa umidade relativa do ar, a liberação agradou aos apaixonados pelas cachoeiras.

O acesso nos finais de semana está autorizado desde o dia 12 de setembro. Nesta mesma data as pousadas foram autorizadas a aumentar de 50 para 60% a capacidade para receber hóspedes. O decreto também liberou as operações aos finais de semana de receptivos turísticos e operadores de atividades, além de regular o horário dos estabelecimentos de alimentação. (Veja abaixo a lista das cachoeiras que estão recebendo público).

Cachoeira da Fazenda Parauninha está liberada para funcionar nos finais de semana

Segundo a prefeitura, a decisão tem como propósito orientar melhor os visitantes a locais apropriados e monitorados e propiciar experiências mais seguras, evitando invasões em áreas proibidas e gerando menos aglomeração. O horário do funcionamento das cachoeiras é de 8 às 17 horas.

Quando o visitante estiver fora do espelho de água, terá que usar máscara de proteção facial.  s cachoeiras autorizadas a receber o público passaram por vistoria da Prefeitura de Santana do Riacho. As exigências para receber turistas são o controle de temperatura, orientações sobre as regras de prevenção, banheiros, lixeiras, salva-vidas e outros serviços e infraestrutura que garantem mais conforto e segurança aos visitantes.

A utilização de guias e condutores para realização de passeios também estimula o acesso a locais adequados as visitas, garante a segurança das atividades, reduz o impacto de lixo e desordem,
melhora a qualidade da experiência e propicia mais oportunidades aos turistas.

Os atrativos turísticos da Lapinha da Serra e demais localidades do município de Santana do Riacho ainda não estão autorizados a funcionar.  O Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Estadual Serra do Intendente e Parque Natural Municipal do Tabuleiro (CMD) permanecem fechados e sem previsão de reabertura.

Atrativos turísticos abertos a visitação são:

Cachoeira Grande
Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Serra Morena
Cachoeira da Caverna
Fazenda Parauninha

Não estão disponíveis a visitação

– Pedrão
– Cachoeira da Capivara
– Ponte do Córrego Palácio
– Fazenda Cipó/Lapa do Urubu
– Açude
– Cachoeiras e cursos d’água em propriedades privadas no alto da Serra
– Cachoeira do Virgulino (Lapinha da Serra)
– Qualquer lugar que tenha que passar por baixo da cerca ou danificar porteira.

Garanta aqui hospedagem na Serra do Cipó

(Visited 338 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!