Municípios do Litoral Norte de SP estão entre os que mais respeitam isolamento social

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória Junior anunciou os 20 municípios que melhor aderiram ao distanciamento. Muito próximas, as cidades de São Sebastião e Ubatuba lideram a lista, representando duas das cidades turísticas mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil.

Litoral Norte
Crédito: Rogério Cassimiro – MTUR

De acordo com o SIMI-SP, Sistema de Monitoramento Inteligente, nos dias 13 e 14 de abril, as campeãs de obediência às determinações de isolamento dentro dos padrões dos órgãos de saúde foram, pela ordem: São Sebastião (66%), Ubatuba (64%), Lorena (62%), Cruzeiro (61%), Caçapava (61%) e Botucatu (60%). A cidade de Caraguatatuba também manteve bom índice de obediência ao isolamento, assim como Ilhabela e Bertioga.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível indicar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais delas as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. De acordo com o governador João Dória, os testes registram 95% de acerto nos resultados.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao Coronavirus.

Segundo os dados analisados, das cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo,  São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba estão entre as primeiras, somando-se a Ilhabela e Bertioga que aparecem na lista das 30 mais obedientes.

Os prefeitos e secretários de turismo das cidades que integram o Consórcio Turístico têm feito a lição de casa. Limpeza diária intensificada das áreas urbanas dos municípios, fiscalização contínua das praias, restrição da circulação de veículos de fora, proibição de aglomeração do comércio e dos serviços e principalmente ações de convencimento a população para colaborarem com a quarentena.

Além disso, as cidades já estão trabalhando no preparo para o momento da volta gradual das atividades turísticas, quando os índices estiveram na curva descendente dos casos da pandemia.

O Circuito Litoral Norte agradece o empenho de toda as áreas atuantes e da população das cidades da região e afirma que, em breve, os dias de sol, ondas, surf, banhos de cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica poderão voltar a fazer parte do cotidiano das famílias brasileiras.

Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

(Visited 30 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!