Viajar conectado: por que vale a pena ter acesso à internet enquanto estiver fora e qual é a melhor opção de serviço?

Viajar conectado: por que vale a pena ter acesso à internet enquanto estiver fora e qual é a melhor opção de serviço?

Foto: Pexels

Nada melhor do que tirar uns dias de férias para conhecer novas pessoas e culturas. Viajar é uma forma enriquecedora de sair da nossa rotina e de vivenciar bons momentos e surpresas deliciosas, e disso nós todos já sabemos! Mas, para a maior parte dos viajantes, ficar completamente desconectado não é bem algo que está dentro dos planos.

A internet pode ser uma mão na roda quando estamos em uma viagem internacional. É claro que existem aplicativos que podem ser utilizados sem o uso da internet, ainda que tomem um certo espaço no seu dispositivo em razão do download do seu conteúdo para disponibilização off-line, e que há quem vislumbre esse momento de folga como uma espécie de respiro das redes sociais ou dos aplicativos de mensagens instantâneas. Mas, mesmo assim, ainda que mínima, é interessante ter à mão alguma conexão, pois em caso de necessidade a internet é uma boa aliada.

Vamos imaginar que você perda seu voo ou que ele seja cancelado e que, devido a isso, você precise entrar em contato com a companhia aérea e com familiares e amigos. Nem sempre a disponibilidade de Wi-Fi dos aeroportos será suficiente, e isso pode trazer aborrecimentos. Por que, então, não os evitar?

Foto: Pexels

Outro ponto positivo de ter conexão com a internet durante uma viagem é a possibilidade de realizar uma rápida consulta aos mapas ou a um tradutor quando você estiver em um local cujo idioma oficial você não domina. Além de ser possível pesquisar atrações e adquirir entradas antecipadas para visitá-las, viajar com acesso à internet também pode ser útil nos momentos de espera em aeroportos, quando geralmente buscamos por algum tipo de distração, como assistir a streamings de filmes e séries, acessar plataformas para ouvir música ou verificar a oferta de entretenimento e games online, que vão desde se divertir com uma partida de bilhar no celular a jogar blackjack online. Além disso, ter conexão com a internet nesses momentos também traz a comodidade de poder encontrar informações de forma ágil ou contatar serviços de transporte por meio de aplicativos, o que pode ser muito útil para que você aproveite melhor a sua viagem.

Para quem não quer depender de uma rede aberta de Wi-Fi, há duas alternativas: contratar um pacote de dados com a sua operadora de celular ou, então, adquirir um chip que lhe dará acesso à internet. Se você preferir contratar um pacote de dados diretamente com a sua operadora, a cobrança pelo serviço irá depender do provedor, podendo ser diária, variando a depender do destino e do sinal, ou por um pacote de, geralmente, 30 dias. Considere que, a depender da escolha do modo de contratação do serviço, a necessidade de desativá-lo ao final da sua viagem pode existir para que as cobranças sejam descontinuadas.

Como alternativa, você pode adquirir chips que forneçam acesso à internet em vez de utilizar a sua operadora. Neste caso, é possível tanto adquirir um chip para essa função ainda no Brasil ou então buscar por um quando chegar ao seu destino.

Uma dica valiosa, no entanto, é estar consciente da sua média de uso de dados móveis e do quanto você pretende utilizar a internet quando estiver viajando. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários, seja por comprar um chip, por contratar um serviço de dados mais caro e que ofereça mais do que o necessário — e cobre por isso — ou por precisar colocar mais uma vez a mão no bolso porque os dados foram insuficientes.

Independentemente da sua escolha de conectividade, estar munido de informações é essencial. Antes de bater o martelo sobre sua viagem, é recomendável que verifique se há acesso gratuito à internet na sua hospedagem, bem como pontos gratuitos de Wi-Fi em seu destino. É claro que também é importante se informar sobre formas de locomoção e pontos de apoio ao turista antes de embarcar, mas com acesso à internet é mais fácil respirar fundo e aproveitar, já que tudo estará a um clique de distância. Boa viagem!

 

 

(Visited 42 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com