Segundo teatro mais antigo do Brasil é restaurado

Classificado como tipo italiano, o espaço possui 400 lugares dispostos em três andares, entre galerias e 62 camarotes.

Palco de espetáculos apresentados por renomados artistas, o Teatrinho de Sabará, como é popularmente conhecido, será entregue aos sabaraenses todo restaurado em uma data simbólica, 19 de setembro, Dia Nacional do Teatro. Pelo local passaram imperadores, barões e baronesas, condes e marquesas. O espaço ficou fechado dois anos fechado para a realização das obras. A cidade de Sabará fica a cerca de 40 minutos de Belo Horizonte em uma viagem de carro.

Foram investidos R$ 2,6 milhões pelo Governo Federal por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que executou a obra com o apoio da Prefeitura de Sabará. Segundo teatro mais antigo do Brasil, o Teatro Municipal de Sabará fez 200 anos no mês de junho.

O teatro de Sabará tem uma área total construída de quase mil metros quadrados. O espaço possui 400 lugares dispostos em três andares, entre galerias e 62 camarotes. O interior é classificado como tipo italiano – em formato de ferradura e ao centro um vasto palco elevado.

O processo de restauração envolveu uma equipe multiprofissional, que realizou diversos tipos de procedimentos. Foi feita a recuperação do piso de madeira, substituição do forro, restauro de portas e janelas, nova instalação hidráulica, troca do telhado, pintura interna e externa e a adequação da acessibilidade tanto no acesso do público como no fundo do palco, que leva ao camarim.

O trabalho de modernização do Teatro foi um dos destaques da intervenção. O cuidado do projeto foi melhorar as instalações sem conflitar com a preservação do bem cultural tombado. Agora o Teatrinho passa a contar com elevadores para a plateia e para artistas, que permitirá acessibilidade universal a todos. Foi feita a modernização das instalações elétricas, com a implantação de novo sistema de prevenção e combate a incêndio, além da restauração de toda arquitetura e mobiliário.

Acústica extraordinária

Reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1963, um dos principais atributos do Teatro é sua acústica, exaltada por visitantes e especialistas. Conta-se que durante a visita de Dom Pedro I, em 1831, essa excelente acústica da casa fez o imperador perceber como o povo estava descontente com seu governo. Segundo as histórias, após o Viva o imperador Dom Pedro I, podia-se ouvir com clareza a frase Enquanto for constitucional, falada por alguém na plateia.

Na cerimônia de entrega estarão presentes a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do diretor do Departamento de Projetos Especiais, Robson Almeida, do prefeito de Sabará, Wander Borges, da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino e demais autoridades locais. A Prefeitura Municipal de Sabará, proprietária do imóvel, será a responsável pela gestão do teatro, por meio da Secretaria de Cultura.

Serviço:

Entrega da obra de restauração do Teatro Municipal, em Sabará (MG)
Data: 19 de setembro de 2019, às 19h30
Local: R. Dom Pedro II, s/n – Centro.

Faça aqui a sua cotação e garanta passagens aéreas para Belo Horizonte

Garanta aqui hospedagem com descontos especiais em Sabará

Fotos cedidas pelo IPHAN

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com