O Hotel Colombo, construído em 1929, e sem funcionar desde 2015, será leiloado pela Prefeitura de Araxá. O lance mínimo é de R$ 2, 6 milhões. Quem arrematar o empreendimento dará uma entrada de 25% à vista e o saldo restante dividido em até 60 parcelas mensais. Conforme conta no edital, o futuro comprador faça investimentos para revitalizar um dos mais tradicionais imóveis do turismo mineiro.
O leilão será online por meio da plataforma www.mgl.com.br, e os interessados deverão enviar a proposta até o próximo dia 20 de agosto, às 9h. O imóvel está localizado na região do Barreiro, área nobre e turística de Araxá, onde fica o Grande Hotel de Araxá. O Hotel Colombo tem uma área de 7.615 m² com dois prédios, capela e piscina. O prédio é tombado como patrimônio histórico pela Constituição de Minas Gerais.
Preservação de sua arquitetura
Segundo a Prefeitura de Araxá, o edital de leilão do complexo do Hotel Colombo exige preservação de sua arquitetura e características originais, sendo ideal para projetos de requalificação cultural, hoteleira ou educacional com viés de sustentabilidade e valorização do patrimônio.
A Prefeitura de Araxá informou que os interessados na compra do hotel poderão visitar o local, mas é preciso fazer fazer agendamento prévio por e-mail (controladoria@araxa.mg.gov.br), com no mínimo três dias úteis de antecedência ao leilão. As visitas devem ocorrer até 48 horas antes do leilão, respeitando o cronograma oficial.
“A iniciativa faz parte dos esforços do município em dar nova destinação a bens públicos ociosos, com potencial de atrair investimentos, gerar empregos e movimentar a economia local. Os recursos arrecadados com a venda serão utilizados em obras de infraestrutura urbana, como recapeamento de vias e melhorias na mobilidade”, informou a Prefeitura de Araxá.
Imigrante italiano
O hotel foi construído pelo imigrante italiano Luiz Colombo, o Hotel Colombo funcionou durante 83 anos e recebeu figuras ilustres como o presidente Getúlio Vargas e o governador de Minas Gerais, Benedito Valadares. O prédio foi comprado em 2012 pela Prefeitura Municipal de Araxá e chegou a funcionar como sede do gabinete do prefeito e de algumas secretarias.
O Hotel Colombo é cercado por casas. Os seus vizinhos relatam fatos curiosos em Araxá. “Uma misteriosa mulher de branco que caminha pelos telhados e gritos estrondosos que ecoam pelos corredores”.
A foto deste post é de Leandro Guimarães/Acervo IBGE