Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca importância do levantamento de dados do CIET para a gestão pública do turismo

Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca importância do levantamento de dados do CIET para a gestão pública do turismo

Priorizando a consolidação do turismo regional, o Circuito Litoral Norte incentiva a participação do trade turístico de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas pesquisas realizadas pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

As informações reunidas mensalmente pelas cinco cidades são importantes para influenciar a formação de produtos turísticos mais completos e integrados, assim como auxiliar o planejamento de ações e direcionamento de esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo.

Além disso, o acompanhamento das agências de receptivo da região e dos meios de hospedagem possibilitam o melhor entendimento do setor na Região Turística, tanto no período atual de recuperação do turismo, quanto no futuro, para que melhores estratégias possam ser desenvolvidas.

Os municípios são responsáveis pela coleta das informações, o consórcio coordena o fluxo e quantidade de informações e o CIET é responsável pela avaliação, consolidação e publicação dos dados em um trabalho integrado e coordenado para trazer atualizações relevantes sobre a operação turística regional.

Criado em 2019 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o CIET é responsável pela coleta e tratamento de dados a fim de monitorar e compreender o comportamento dos visitantes no destino São Paulo, bem como antecipar as tendências do mercado turístico e a sustentabilidade do próprio setor. Recentemente, inclusive, se tornou membro oficial da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com o com o consultor Inteligência de Mercado InvestSP/SETUR-SP, Fabio Montanheiro: “os dados de performance de meios de hospedagem e agências de turismo são importantes para medirmos a participação do turismo na economia do município e da região além de ajudar a apontar se o mercado está se desenvolvendo ou não, ajustar as novas sazonalidades e recuperação do setor após a pandemia de Covid-19”.

Os dados informados são transformados em estatísticas e divulgados no site do CIET em painel online interativo (https://www.turismo.sp.gov.br/circuito-litoral-norte-indicadores-de-desempenho-do-turismo) ou no site do Circuito Litoral Norte (https://bityli.com/GBptO) e também nos sites das Secretarias e Observatórios das cidades da região.

O fato de serem apenas estatísticas divulgadas colabora para a segurança das informações, que são armazenadas pelo CIET em um banco de dados de acesso restrito. “Também solicitamos aos municípios que, nos formulários de pesquisa, os participantes respondam de forma anônima, garantido que não haja dados pessoais ou da empresa que possam ser divulgados”, acrescenta.

Secretários reforçam relevância para a tomada de decisões

Segundo o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, não existe boa tomada de decisão, nem boa gestão, se não for baseada em uma boa e confiável informação. “O Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado tem nos ajudado bastante com um conjunto de informações estatísticas fundamentais para o nosso planejamento”.

“A parceria do CIET é fundamental para qualquer cidade, qualquer região do estado que busque o desenvolvimento profissional do turismo. Não adianta a gente querer políticas públicas ou gestão ainda que de iniciativa privada, sem que haja dados. E o CIET é fundamental na coleta e no repasse de dados que são coletados diretamente dos órgãos competentes, prefeituras, entidades classistas e também de alguns representantes da sociedade civil, para que a gente tenha informações reais para uma base sólida na tomada de decisão”, explica a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Ilhabela foi a primeira cidade a firmar parceria com o CIET para ter seu próprio Observatório de Turismo. A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município, Luciane Leite, enfatiza a importância dos dados para uma gestão eficiente: “é impossível planejar e monitorar o desenvolvimento de projetos e ações sem informações. Hoje acompanhamos indicadores regularmente e comparamos resultados através de séries históricas. Sabemos, por exemplo, que Ilhabela teve no primeiro semestre de 2022 a melhor ocupação hoteleira dos últimos 10 anos; que recebemos até o último final de semana de setembro 1,3 milhão de turistas, sendo este resultado 20% superior ao mesmo período de 2021; e que desde maio de 2021 a cidade possui a maior quantidade de pessoas empregadas no turismo dos últimos 4 anos”.

“A parceria da SETUR com o CIET é de suma importância para a cidade e principalmente para o nosso trade, pois são usadas as informações do levantamento de forma assertiva, direcionando às futuras ações do turismo local e também do turismo regional. Com base nas informações colhidas no levantamento, o trade turístico consegue conduzir seu empreendimento, de acordo com a demanda da pesquisa. Além disso, todas as ações podem ser realizadas e pensadas de forma regional, uma vez que esses dados valem para toda a região do Circuito Litoral Norte”, acrescenta a Secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

“Acreditamos que o CIET é fundamental para termos um raio x da economia do turismo em nosso município. Isso nos traz dados para desenvolvermos o planejamento de políticas públicas de turismo, e necessário sabermos a realidade do turismo em Ubatuba e no Litoral Norte, recentemente obtivemos dados de que fomos a cidade que obteve o 1º lugar na retomada de hospedagem após a pandemia, o que nos demonstra que devemos continuar esse caminho em busca de dados da situação real do trade e dos turistas em nosso litoral”, complementa a Secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito.

PARA RESPONDER A PESQUISA, OS REPRESENTANTES DO TRADE DE CADA CIDADE DEVEM ACESSAR:

Bertioga:

Meios de Hospedagem: https://forms.gle/7Cj56kdUNhv58rtE9

Agência de Turismo: https://forms.gle/RQRJ37zAPVaJCySq7

Caraguatatuba:

A Secretaria de Turismo está entrando em contato diretamente por telefone para obtenção dos dados

Ilhabela:

Meios de Hospedagem: https://forms.gle/9W63bgEzFdnUFbxJ6

Agências de Receptivo: https://forms.gle/88kDMNw4NmALEQLK6

São Sebastião

Meios de Hospedagem: https://bit.ly/hospedagemciet_ss

Receptivo Turístico: https://bit.ly/receptivociet_ss

Ubatuba:

A Secretaria de Turismo está entrando em contato diretamente por telefone para obtenção dos dados

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!