6 paisagens incríveis em Bonito e região

6 paisagens incríveis em Bonito e região

Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito tem paisagens sem igual. É difícil encontrar outro lugar no mundo com tantos cenários impactantes e de tamanha variedade – de nascentes cristalinas a cavernas, lagos subterrâneos e cachoeiras. Confira abaixo alguns dos lugares de tirar o fôlego em Bonito e seus arredores, onde a natureza atinge todo seu esplendor:

Nascente Azul

O complexo da Nascente Azul guarda algumas das paisagens mais bonitas do destino, como vistas privilegiadas para a Serra da Bodoquena, cachoeira de tufas calcárias e balneário com praia de água doce. Mas o Rio Nascente Azul e sua própria nascente são os pontos mais deslumbrantes de todo o passeio. É um espetáculo encantador criado pela natureza, em meio a inúmeros peixes e plantas que formam um verdadeiro jardim subaquático. As águas são incrivelmente cristalinas, refletindo lindos e intensos tons de azul graças a um fenômeno raro chamado espalhamento – um efeito natural único no destino. Ali acontece a flutuação – a única de Bonito em uma nascente. Quem quiser pode realizar a apneia, mergulhando até sete metros de profundidade para ver de pertinho onde a água nasce. O entorno do rio também é de uma beleza cênica, coberto por uma vegetação abundante e intocada.

Gruta do Lago Azul

Um dos cartões-postais de Bonito, a Gruta do Lago Azul impressiona por suas formações rochosas – os espeleotemas projetados no chão e no teto da caverna – e seu espelho d’água, que reflete um intenso azul. O lago é profundo e abastecido com águas cristalinas de um lençol freático, enquanto os espeleotemas são o resultado da cristalização de minerais ao longo de milhares de anos. A visita à Gruta do Lago Azul é guiada e apenas contemplativa, já que não é permitido entrar na água. É necessário percorrer uma pequena trilha e, depois, descer uma escadaria por cerca de 200 metros.

Abismo Anhumas

Ao atravessar uma fenda em meio às rochas, uma maravilha subterrânea surge diante dos olhos dos visitantes. O Abismo Anhumas é formado por um grande salão do tamanho de um campo de futebol. Essa imensidão é preenchida por formações de rochas calcárias e um grande lago de águas cristalinas e azuladas que chega a 80 metros de profundidade. Pela fenda entram os únicos raios de sol, que iluminam o salão e criam um visual mágico. Para ir da entrada da caverna até o deck flutuante em sua base, é preciso descer os 72 metros – o equivalente a um prédio de 24 andares – em um rapel elétrico. No lago, você pode nadar com snorkel ou então fazer mergulho com cilindro. Com uma visibilidade que chega a 60 metros, é possível admirar a floresta de enormes cones calcários submersos no fundo do lago.

Buraco das Araras

Localizado em Jardim, município vizinho a Bonito, o Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo – uma enorme cratera com 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. As fendas das rochas foram adotadas por dezenas de araras-vermelhas como espaços protegidos para seus ninhos. Voando tranquilamente de um lado para o outro, as araras fazem um verdadeiro show. Outras 150 espécies de aves já foram registradas no local. O passeio conta com uma caminhada suave por 970 metros, com duas plataformas para observação da dolina.

Lagoa Misteriosa

No caminho entre Bonito e Jardim, a Lagoa Misteriosa é uma caverna alagada com águas cristalinas. O nome foi dado graças a uma questão curiosa: sua real profundidade ainda é desconhecida. O ponto mais fundo já explorado por mergulhadores foi a 220 metros debaixo d’água. Suas águas cristalinas, com uma visibilidade de mais de 40 metros, exibem um lindo tom de azul e são habitadas por vários peixes. Ali você pode optar pela flutuação ou pelo mergulho com cilindro, ideal para os mais aventureiros.

Boca da Onça

Em plena Serra da Bodoquena, a Boca da Onça é a mais alta cachoeira do Mato Grosso do Sul, com uma queda d’água de 156 metros. Seu nome vem de uma formação rochosa no meio da cachoeira, que lembra a face de uma onça. Na base, há um deck de observação e uma piscina natural, onde é possível se refrescar. Uma trilha de 4 km leva até essa maravilha da natureza. Você também pode admirá-la durante o rapel no mesmo complexo turístico.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Foto: divulgação / Nascente Azul

(Visited 13 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com