Amazonas espera por turistas no Festival de Parintins, em junho

Amazonas realiza mais uma edição do tradicional Festival Folclórico de Parintins.
Celebração da cultura regional atrai turistas do mundo inteiro.

O Festival Folclórico de Parintins está próximo. Uma das mais importantes celebrações culturais do Brasil e do mundo será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho deste ano. O evento, dividido em duas cores, será realizado na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, em Manaus.

Com fantasias, músicas e alegorias, os bois encenam a lenda da Mãe Catirina, uma mulher que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, Pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que ameaça matá-lo. Quem salva Pai Francisco da morte é o Pajé, que ressuscita o boi antes da tragédia acontecer.

Toda a lenda é ambientada no contexto da Amazônia: os povos indígenas, as criaturas e toda a mística do maior bioma do planeta. No evento, os desfiles de integrantes dos Bois Garantido e Caprichoso são avaliados por jurados. Vence a agremiação que, além de beleza e da organização apresentada, conseguir empolgar mais o público.

A festa cresceu tanto que virou uma superprodução com a construção do “Bumbódromo de Parintins”, uma arena onde acontecem as apresentações. Nas três noites de disputa, o espetáculo chega a atrair mais de 100 mil pessoas além dos milhares de telespectadores acompanhando por todos os meios de comunicação transmitindo o evento simultaneamente. Em 2018, o Boi Bumbá do Amazonas foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Confira toda a programação para o Festival Folclórico de Parintins.

 

(Visited 256 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!