Pousadas Jardim da Mantiqueira e Pedras e Sonhos se destacam em Monte Verde com certificação socioambiental

A turística de Monte Verde, localizada no sul de Minas Gerais, 170 quilômetros da capital paulista, possui mais de 260 meios de hospedagem. Ano a ano, o distrito cresce de maneira exponencial a sua ocupação hoteleira. Muitos empreendimentos oferecem ótimos serviços, mas poucos se preocupam com as questões ambientais e principalmente de responsabilidade social.

Pensando nessas importantes questões, as pousadas Jardim da Mantiqueira e Pedras e Sonhos resolveram adotar políticas que visam ajudar na concepção de requisitos socioambientais e, principalmente, de responsabilidade social.

No último dia 16 de fevereiro, o empresário Valdir Ruppel recebeu em Monte Verde os diretores do Instituto Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental, Vito Passera Milano e Clarice Soares Milano.

Os diretores chegaram de Curitiba, após a visita da gestora Ambiental Kerolyn Márcia Ribeiro dos Santos, que realizou com critérios todos os ajustes para certificar ambas as pousadas.

Tanto a Jardim da Mantiqueira como a Pedras e Sonhos adotam a compra de mais 70% de seus produtos com fornecedores locais e regionais, 95% dos colaboradores são das cidades vizinhas a Monte Verde.

A partir de agora, latas, vidros e plástico serão separados e terão destinação final para reciclagem e serão vendidos. O valor será destinado a um caixa central para os funcionários que poderão utilizar os recursos para a compra de remédios e medicamentos, material escolar para os filhos, além de outros itens de primeira necessidade.

As pousadas terão compostagem de lixo úmido e seco que irá se transformar em adubos que serão aproveitados nos jardins de ambos os empreendimentos hoteleiros.

As roupas de cama, lençóis, toalhas e outros itens serão lavados com produtos totalmente biodegradáveis.

Também estão sendo estudadas medidas a curto prazo para aproveitamento das águas da chuva e para implantação de energia solar, o que resultará em economia de mais 80%, dos itens de água e luz. E os kits de amenities estão sendo produzidos com aroma especial e fragrâncias que não agridem o meio ambiente.

Em breve, todos os hóspedes receberão instruções de como podem colaborar e serem parte do movimento Lixo Zero. As pousadas estão em processo de certificação, e assim que o relatório de impacto socioambiental ficar pronto, servirá como modelo para promover ainda mais esse tipo de ação em outros estabelecimentos da região.

O Instituto Chico Mendes tem mais de 20 anos e já certificou mais de 300 empresas multisetoriais.

Mais informações www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br

(Visited 137 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!