Brasília recebe maior festival gastronômico do mundo

Brasília recebe maior festival gastronômico do mundo

O Taste Brasília Festival, apresentado pelo Santander, edição local do maior festival gastronômico do mundo, estreia sua primeira edição na capital do país e reúne o melhor da gastronomia da cidade em um mesmo lugar, o charmoso Pontão do Lago Sul, belo ponto turístico de Brasília às margens do Lago Paranoá. O festival será realizado entre o final de maio e início de junho deste ano, ao ar livre e com preço acessível.

O Taste Festivals é um grande festival de experiências gastronômicas que está presente em 13 cidades pelo mundo, como Londres, Paris, Dubai, Milão, Grécia, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, onde acontece regularmente, e agora ganha mais esta edição em Brasília, proporcionando vivências gastronômicas e culturais, um convite para as pessoas degustarem aquele prato clássico do melhor restaurante da cidade, assinado pelo chef mais badalado, além de opções que são criadas exclusivamente para o Taste, com preços que cabem no bolso e variam de R$ 20 a R$ 45.

Os visitantes do Taste Brasília Festival vão conferir 13 restaurantes e 1 bar com opções gastronômicas variadas, que vão da cozinha clássica à contemporânea, da brasileira à internacional, trazendo culinárias como a peruana, a japonesa, a italiana. Restaurantes como Authoral, comandado pelo chef André Castro, um cozinheiro de muitas referências; Casa Baco, a celebrada pizzaria e tratoria moderna do chef Gil Guimarães; o clássico Dom Francisco, tendo à frente Francisco Ansiliero e suas filhas, famoso pelo bacalhau e pelas carnes; o Taypá, do eclético chef Marco Espinoza, o melhor peruano da cidade; os pratos cheios de sabor do Lago e do Bloco C, do chef Marcelo Petrarca.

A cozinha sírio-libanesa e a charcutaria artesanal estão muito bem representadas com o restaurante Lagash e Leo Hamu. Os irmãos Hamu têm uma tradição de longa data com a boa mesa. O Le Birosque traz a experiência do chef Luiz Trigo nas cozinhas de Londres e em grandes restaurantes de São Paulo: ele é autor de pratos deliciosos, como sua consagrada porchetta.

No Olivae o público do Taste vai comprovar que o domínio das massas e das carnes é um traço essencial do trabalho de Agenor Maia, um chef que gosta de imprimir sua marca nas receitas.

O Sakeyo de Cristiano Komiya carrega um sobrenome de tradição em Brasília. Seu pai, Ryozo Komiya, já era um aclamado chef da cidade, e Cristiano levou a bandeira adiante, com o NewKoto, referência gastronômica na capital, e com o Sakeyo, aberto em 2019 – o único izakaya (bar ao estilo japonês) de Brasília. Praticando a “cozinha de boteco” nipônica.

O restaurante Superquadra vai trazer defumados, grelhados na brasa, cortes sempre bem escolhidos: o repertório de Tonico Lichtsztejn é vasto e não à toa ele é tido como um dos mais talentosos assadores da capital.

Já o versátil e talentoso Thiago Amparo, do Ouriço, vem mostrando que o litoral não está tão longe assim de Brasília: seu restaurante tem sido considerado uma das melhores aberturas dos últimos tempos. Amparo atrai um grande público com seu talento para saborosas moquecas, bobós e outros pratos com ingredientes do mar.

Gastronomia social

No primeiro fim de semana o Taste na capital do país também vai contar com a participação do Cerrado no Prato – Instituto Cajuzinho com a chef e professora Ana Paula Jacques que participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit.

Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, vão produzir um menu surpreendente, unindo a Dinamarca aos sabores cerratenses – e destacando produtos da comunidade kalunga, que também será beneficiada com o resultado da venda dos pratos.

No segundo fim de semana

Almería e Casa Almería vão apresentar uma visão eclética da cozinha mediterrânea, tratada de forma leve e apetitosa: assim são o já consagrado Almería e a novíssima Casa Almería. O restaurante comandado pela família Jabour, de longa história na gastronomia de Brasília, traz influência ibéricas, gregas, libanesas, italianas. E quem amarra tudo isso é a chef Luiza Jabour, com sólida formação na França. A cultura das tapas, a tradição das mezzés, a confeitaria clássica com toques atuais, todas essas influências entram no caldeirão da chef.

Bar

O Bar Southside é um dos melhores endereços da coquetelaria em Brasília, o bar e restaurante trata os drinques com esmero, uma característica forte da casa, que se estende à ambientação e à comida. No comando, está Gustavo Guedes, mixologista que domina os clássicos, mas se destaca principalmente nos coquetéis criativos, muitos deles com acento brasileiro e tempero do Cerrado.

Os apaixonados por comida e pela cultura gastronômica poderão apreciar quase 50 pratos, entre petiscos, principais, sobremesas. Os visitantes irão provar criações de grandes chefs, em variados estilos e propostas, temperos, tudo acompanhado pelos melhores drinks. Entre uma degustação e outra, vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas pelos chefs, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia. Tudo regado a boa música.

A primeira edição do Taste Brasília Festival vai proporcionar diversão e lazer de qualidade na capital do país, além de movimentar o setor de entretenimento, gerando cerca de 12 mil empregos diretos, sempre priorizando os cuidados à saúde dos visitantes e colaboradores. A expectativa de público para esta edição é de 20 mil pessoas.

“Estamos muito felizes em levar o maior festival de experiências gastronômicas do mundo para Brasília. Um dos mais importantes polos econômicos do Brasil, atendendo a um público que respira a cultura gastronômica, movimentando a cidade e toda a região do Distrito Federal”, comenta Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM, organizadora do Taste Festivals Brasil.

O Taste tem a curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo que está à frente do festival desde sua primeira edição em 2016. O crítico gastronômico escolheu 13 dos melhores restaurantes e 1 bar que irão preparar pratos tradicionais e drinks de seus estabelecimentos e opções exclusivas, criadas especialmente para o público do festival.

“Brasília tem uma cena gastronômica pujante e variada. Aqui, cabem muitas vertentes e tendências: culinárias de vários países do mundo; o tradicional e o moderno; o internacional e a pesquisa cada vez mais profunda e criativa do Cerrado, o bioma local, com seus surpreendentes frutos, castanhas, temperos. É um lugar cosmopolita e, ao mesmo tempo, tão vinculado ao coração do Brasil”, conta Camargo.

O evento ocorre no bairro nobre do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá – o Pontão do Lago Sul, de fácil acesso e ao ar livre, sem paredes, com áreas comuns amplas, arejadas, confortáveis e com acessibilidade para receber toda a família. Outro diferencial é a área verde tendo o imenso lago azul ao fundo, proporcionando escapismo do cotidiano numa capital e casa muito bem com a proposta sofisticada de alta gastronomia ao ar livre.

Os restaurantes estarão em instalações pop-ups com qualidade profissional que possibilita a execução dos pratos rigorosamente com a mesma qualidade encontrada em seus estabelecimentos. O público terá até quatro opções por restaurante, sendo três delas parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste.

Além de experimentar e provar as delícias gastronômicas, os visitantes poderão colocar a mão na massa nas aulas práticas gratuitas com chefs e assistir a palestras nos chamados espaços de conhecimento. No Papo de Cozinha os chefs ensinarão truques e dicas de receitas, cozinhando junto com os participantes que além de aprender na prática, poderão trocar ideias e experiências sobre todo o processo de preparo do prato. No espaço Fire Pit by Santander os participantes aprenderão a fazer diversos pratos na brasa.

Nos stands de bebidas serão ensinados sobre os melhores ingredientes e dosagens para montar drinks deliciosos e na Adega Taste serão oferecidas aulas sobre degustação, ingredientes e tudo sobre vinhos, cervejas e cafés.

A realização do festival tornou-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizaram a saúde pública e a vontade de trazer um festival que promove a alegria com segurança. Patrocinadores: GetNet, Tanqueray, Baden Baden e Riachuelo. Apoio de Nespresso, Grand Cru, Maple Bear, Webmotors, Granado, Tork. Apresentação – Santander e realização – IMM.

Todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades serão seguidos. Álcool em gel estará distribuído estrategicamente em todo o espaço. Stands, áreas internas de cozinhas, mesas e áreas comuns, bem como utensílios serão devidamente higienizados, de acordo com os protocolos indicados pelo Governo do Distrito Federal.

Serviço – Taste Brasília Festival

Data: 27, 28, 29 de maio e 3, 4 e 5 de junho (sextas-feiras aos domingos)

Local: Pontão do Lago Sul

Endereço: SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul, Brasília – DF.

Cep 71630-100.

Horários: Sextas-feiras – 17h às 23h

Sábados – duas sessões – 12h às 23h (Taste Sunset – 18h às 23h)

Domingos – Sessões únicas – das 12h às 20h

Informações: brasil.tastefestivals.com

(Visited 56 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com