Da horta para a mesa: hotel em Guararema oferece produtos orgânicos

Não é de hoje que a busca por uma alimentação equilibrada ganha espaço entre consumidores de todo o mundo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a produção orgânica nacional cresce mais de 27% ao ano e, durante os últimos doze meses de pandemia do Covid 19, esse número aumentou, apesar do ritmo mais lento. A quarentena, ainda, estimulou a busca e demanda por alimentos sem agrotóxicos e que venham de pequenos produtores.

Com a tendência, conceitos como “slowfood” e “farm to table” ganharam força e possuem uma relação mais direta em como o alimento é visto pelo consumidor – estes buscam cada vez mais por produtos naturais e com melhor custo-benefício. Pensando nisso, o Vale do Sonho Hotel & Eventos, mantém uma horta orgânica em suas dependências.  O espaço de 300 metros é bastante simples, mas possui uma excelente produção orgânica que ajuda na complementação dos cardápios ofertados pela cozinha do empreendimento.

De lá, saem variados tipos de alface e outros alimentos como, couve, rúcula, abobrinha, cenoura, quiabo, azedinha, beterraba, chuchu, berinjela, cheiro verde, cebolinha, catalônia, almeirão, espinafre e ora-pro-nóbis.

Foto via Divulgação

A horta do hotel também está produzindo cana de açúcar, pitaia, goiaba e mamão papaia. Existe um canteiro especial de folhas que diariamente são utilizadas em chás naturais, tais como: cidreira, hortelã, melissa e alfavaca, que estão sempre à disposição do hóspede. Para completar existem mais de meia dúzia de pimentas variadas.

Logicamente, a produção é sazonal e alguns dos leguminosos e verduras ainda não têm fecundidade em larga escala, como batatas, cebolas, pimentões e tomates. Entretanto, o projeto de Elza Arantes de Magalhães é ampliar gradualmente o seu rendimento.

Além de consumir alimentos mais saudáveis e que possuem um processo de cultivo natural, os hóspedes podem conhecer o espaço, tirar dúvidas e, até mesmo, degustar os produtos frescos.  “Há uma atividade de culinária feita com os monitores, especialmente nos feriados, onde as crianças são estimuladas a plantar, colher e até dar alimentos para os coelhinhos que ficam no viveiro. Elas podem conferir a colheita diária e, no momento da refeição, ver os produtos no cardápio.

O Vale do Sonho Hotel & Eventos está localizado a 90 km de São Paulo, na cidade de Guararema. Com mais de 13 mil metros quadrados de área, o empreendimento conta com chalés e apartamentos, piscinas, sauna, playground, quadra poliesportiva e rio para pescaria. Nos feriados e datas especiais, há monitores para crianças e atividades para adultos.

Mais informações: www.valedosonho.tur.br

(Visited 149 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!