Oito atrações incríveis para conhecer em Porto de Galinhas

Oito atrações incríveis para conhecer em Porto de Galinhas

O trade turístico de Porto de Galinhas convidou recentemente um grupo de jornalistas para acompanhar a retomada do turismo em Pernambuco, principalmente no litoral sul do estado. Porto de Galinhas, Serrambi e as outras maravilhosas praias da região tem algumas das paisagens mais deslumbrantes do país ao longo de sua costa. O destino é famoso pelas piscinas naturais, mas há muito mais para ver e fazer por lá.

Foto por: Márcio Auriema

Pudemos conferir que o retorno do turismo está sendo muito importante pra essa região. Encontramos passeios revitalizados, novas propostas hoteleiras, endereços gastronômicos descolados e um ambiente pra lá de relaxante, com todos os protocolos de distanciamento social e de segurança contra o Covid 19.

Conheça abaixo os principais passeios em Porto de Galinhas para incluir no seu roteiro:

Passeio de jangada nas piscinas naturais

Visitar Porto de Galinhas e não fazer esse passeio é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. As piscinas naturais ficam na Praia da Vila de Porto de Galinhas, a uma distância bem curta da faixa de areia.

O trajeto até os recifes é feito em uma das jangadas, que enfeitam o cenário com suas velas multicoloridas. Depois, você caminha sobre os corais, que formam uma enorme área repleta de piscinas de todos os tamanhos. É importante registrar que os jangadeiros voltaram ao trabalho, depois de mais de 5 meses de inatividade. Todos os protocolos de segurança, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, e utilização de álcool em gel, são exigidos para o embarque. Além disso, as jangadas estão trabalhando com número reduzido nas viagens, somente 6 pessoas. Antes era permitido até 10 ocupantes.

Foto por: Márcio Auriema

A água é totalmente cristalina, com temperaturas em torno dos 26°C. Ali vivem peixes de todas as cores, caranguejos, ouriços e até moreias. Só é permitido entrar em algumas das piscinas maiores, onde você pode nadar entre os peixinhos.

O passeio é organizado pela Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, que vende os tickets na praça em frente à praia. Mas as jangadas só saem na maré baixa, então cheque antes a tábua da maré.

Jangada e paramotor no Pontal de Maracaípe

As jangadas também estão presentes no Pontal de Maracaípe, onde o Rio Maracaípe encontra o mar. Nesse passeio, a embarcação desliza pelas águas cristalinas do rio, entre os manguezais. Durante o trajeto, é possível ver vários animais que vivem no mangue, como cavalos-marinhos, ostras, caranguejos, guaiamuns e aratus.

A jangada segue até a foz do rio, onde você pode caminhar pela praia e dar um mergulho nesse cenário paradisíaco. Organizado pela Associação dos Jangadeiros do Pontal de Maracaípe, o passeio também segue rigorosos protocolos de distanciamento social. Os ingressos são vendidos no mesmo local onde os barcos saem, na beira do rio.

Foto por: Márcio Auriema

Na praia de Maracaípe, acontecem voos de paramotor – parecido com um parapente, mas equipado com um motor para propulsão. No voo duplo, você sobrevoa toda a praia e tem uma visão panorâmica da região no entorno. A sensação de liberdade é indescritível. As várias subidas e descidas dão mais emoção ao passeio. Quem lidera os voos é o Sérgio Voador, experiente instrutor de paramotor e voo livre.

Agende o passeio pelo menos um dia antes, pelo WhatsApp (81) 99481-3949 ou pelo Instagram @sergiovoador.

O mar azul turquesa de Pontal do Cupe

Mar azul turquesa e cristalino, areia clarinha e recifes de corais. A praia do Pontal do Cupe tem tudo isso. As piscinas naturais aparecem na maré baixa, sempre repletas de peixes. A área com os corais é bem menor do que a da Praia da Vila, mas tem a vantagem de estar a apenas poucos passos da areia. Ali você pode nadar entre os peixes, passear de caiaque, fazer stand-up paddle e muito mais. Depois, faça uma refeição no Bar da Praia Pontal do Cupe, cujo cardápio tem vários pratos com frutos do mar.

Passeio de buggy panorâmico de ponta a ponta

Foto por: Márcio Auriema

Porto de Galinhas tem uma costa bem extensa. Por isso, vale fazer um passeio de buggy para percorrer os trajetos mais longos – é mais rápido e mais divertido. O mais comum é o “ponta a ponta”, que atravessa todas as praias, do Pontal de Maracaípe a Muro Alto. O passeio pode ser contratado diretamente com o motorista, como o Wellington (reservas pelo Whatsapp: (81) 97904-9520), ou por intermédio dos hotéis e pousadas. Prefira os buggys credenciados pela prefeitura. São em média duas horas de duração. Os valores são por veículo, sendo que cada um tem capacidade para até no máximo 3 pessoas, todos seguindo protocolos de segurança.

Muro Alto o melhor banho de mar da região

Tranquila e reservada, essa praia possui uma enorme piscina natural de quase 3 km de extensão, com águas rasinhas, cristalinas e sem ondas. Ela é protegida do mar aberto por um paredão de pedras e corais a cerca de 150 metros da faixa de areia branca e fofa. Um mar de coqueiros e areias super fofas dão o tom nostálgico. Aproveite para conferir ali também o bale de golfinhos, que normalmente rasgam as águas calmas e cristalinas dessa maravilhosa praia. Outra coisa interessante é que dá pra banhar-se sem ter muita gente por perto. Realmente um paraíso no sul de Pernambuco!

A colorida Vila de Porto de Galinhas

Descontraída e cheia de personalidade, a Vila de Porto de Galinhas, junto à praia das piscinas naturais, reúne vários restaurantes – destaque para os de frutos do mar – e lojas. Passeie por ali sem preocupação, já que a vila é super segura, mesmo à noite. É nessa hora, inclusive, que ela fica mais movimentada. Todos os estabelecimentos costumam ficar abertos até às 22h. A maioria se concentra entre a Rua Esperança e a Rua Piscinas Naturais, que fica sempre enfeitada. Na Rua Beijupira, há uma feira de rua e um polo de artesanato. Uma dica interessante também é comprar roupas para banho de mar, como biquínis e maiôs, com preços bastante acessíveis de bons fabricantes do estado e da região.

Os belos cavalos marinhos e o projeto Hippocampus

Pioneiro no país, o Projeto Hippocampus atua no resgate e recuperação dos cavalos-marinhos. Na vila, abriga aquários repletos de cavalos-marinhos, peixes, lagostas e moreias – todos animais resgatados. Também tem uma loja na saída. Todo o dinheiro arrecadado é revertido para o próprio projeto. Vale uma visita para conferir esse excelente trabalho e conscientização ambiental.

Mais informações em: portodegalinhas.org.br

Serrambi: o paraíso dos mergulhadores

Para quem gosta de mergulhar, pode aproveitar a expertise da equipe náutica da Abissal e explorar o Galeão Serrambi – um naufrágio encontrado pelo empresário Homero Lacerda. Com 80m de comprimento, está desmantelado a 33m de profundidade e ainda não identificado. Por algum tempo, acreditou-se ser o Santa Rosa, mas nada está descartado. O destaque dessa experiência, são as duas âncoras, sobre postas com 3,3m de comprimento cada, que reúne uma completa vida marinha com grandes exemplares de tartarugas, arraias, moreias e lagostas, além de peixes de todas as cores, e formas.

Outra atração é o naufrágio Gonçalo Coelho que participou da 2ª Guerra Mundial pela marinha americana, foi uma embarcação de desembarque de tropas e veículos. Já o Marte foi o primeiro naufrágio artificial de Pernambuco foi idealizado pelo empresário Homero Lacerda que visualizou no Marte uma maneira de impulsionar o mergulho na região. Em 11 de abril 1998, Marte foi afundado e está a 32m de profundidade, bem em frente ao hotel Serrambi Resort. Tornou-se referência e é um orgulho para o empreendimento.

Foto por: Freak Fotos & Vídeos

Outros destaques são os passeios náuticos para a Ilha de Santo Aleixo, com lanchas que podem comportar entre 12 e 15 pessoas.

Mais detalhes você pode contatar o Sr. Gabriel ou Josef.

Mais informações: @abissalmergulhos no Instagram.

Onde se hospedar

Em Porto de Galinhas o revitalizado Porto de Galinhas Resort & Spa, o Hotel Armação de Porto, o temático e colorido Vivá e o revigorante Village Porto de Galinhas. Mais informações consulte a associação de hotéis de Porto de Galinhas.

Em Serrambi, vá de Serrambi Resort. O empreendimento tem a melhor estrutura da região sul de o litoral de Porto de Galinhas.

Foto por: Freak Fotos & Vídeos

O jornalista Cláudio Lacerda Oliva e o repórter fotográfico Márcio Auriema viajaram a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, e apoio da Azul Linhas Aéreas, para a cobertura do 2 Visit Pernambuco.

Foto Destaque por: Freak Fotos & Vídeos

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!