Conheça a vila história de Paranapiacaba, em Santo André

A histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André, já reabriu as portas para os visitantes. Situada a 44 quilômetros de São Paulo, o bucólico distrito é uma opção de passeio para curtir em família, com amigos ou, até mesmo, em sua própria companhia. A 2L Viagens, agência especializada em roteiros turísticos e experiências personalizadas, listou algumas dicas para quem deseja visitar a região. Confira:

Foto: Rubens Chiri

Trem turístico

O Trem Expresso para Paranapiacaba é, sem dúvida, o passeio mais indispensável pela região. Fabricado na década de 1950, o trem passa por paisagens pitorescas e faz com que o passageiro sinta que está voltando no tempo. Ao total, são 48 quilômetros e 1h30 de distância.

O percurso é feito somente aos domingos, com duas opções de embarque: às 8h30 na Estação da Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel em Santo André. O retorno é as 16h30 em Paranapiacaba.

Mais informações: www.cptm.sp.gov.br

Parque Nacional das Nascentes

Paranapiacaba é rodeada por importantes Unidades de Conservação do Meio Ambiente. Uma delas é o Parque Nascentes. Assim como o nome sugere, a reserva foi criada para proteger e conservar as diversas nascentes da área, como a do Rio Grande, principal formador da Represa Billings.

A 2L Viagens oferece um roteiro especial de bicicleta pelo parque. O percurso segue um trecho por rodovia asfaltada, pela vila e, também, pelas trilhas da região. O passeio é contemplativo e repleto de aventura, além de contar com o apoio de um carro com mecânico de bicicletas e demais estruturas para atendimento em casos de emergência. O passeio é indicado para pessoas acima de 10 anos.

O pacote da 2L Viagens inclui transporte em ônibus executivo para passageiros, transporte para as bikes em caminhão baú, guia de turismo, kit lanches de bordo e de trilha, seguro viagem, álcool em gel e brindes.

Contudo, a visitação deverá ser feita apenas com agendamento prévio por meio do telefone, limitado a um grupo de uma a oito pessoas.

Mais informações: (11) 4439-1323.

Museu do Funicular

O Museu do Funicular é onde se encontra as oficinas, ferramentas e utensílios que eram utilizadas para fabricação e utilização dos trens. Alguns dos vagões ainda estão preservados, como o vagão funerário. O sistema funicular é composto por cinco patamares distribuídos pela Serra do Mar, sendo o 1º em Piaçaguera e o último na parada Alto da Serra, em Paranapiacaba.

A entrada custa R$5 e mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (11) 2695-1151.

Pátio Ferroviário

No Pátio Ferroviário encontram-se os principais ícones da Vila de Paranapiacaba, o Relógio da Estação, a Ponte que liga a Parte Alta com a Parte Baixa e o Locobreque.

Erguida em 1898, a torre do relógio é um dos cartões-postais da cidade. O destaque fica por conta do relógio da marca Johnny Walker, de Londres. Suas badaladas regulavam os horários dos trens e a entrada e saída dos funcionários da ferrovia. Trata-se do único monumento que restou após o incêndio da estação de trem de Paranapiacaba. A entrada é gratuita.

Museu do Castelo

Construído em 1897, o Museu foi moradia do engenheiro chefe da ferrovia. Hoje, abriga diversas peças da antigas e a memória social da vila. O Museu conta com uma exposição permanente, uma maquete física de toda a Vila, cinco totens instalados no piso superior com fotos da vista das janelas do Museu Castelo, aproveitando a posição estratégica da construção, e possui também banners distribuídos por todas as salas que contam a história da implantação da Vila Ferroviária.

A visita guiada pela casa custa de R$4. O museu abre de terça a sexta-feira, das 11h às 14h. E de sexta a domingo das 10h às 16h.

Mais Informações: www.2lviagens.com.br

Imagem Destaque por Rubens Chiri

(Visited 38 times, 1 visits today)

local_offerevent_note setembro 30, 2020

account_box Claudio Lacerda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *