O ITTBH de São Sebastião recebeu o certificado de 'Hotel Lixo Zero'

O ITTBH de São Sebastião recebeu o certificado de ‘Hotel Lixo Zero’

Localizado na praia de Toque Toque Grande, em São Sebastião, recebeu nesta semana o Certificado de Hotel Lixo Zero do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

O título reconhece oficialmente a gestão sustentável e todo o processo de tratamento do lixo implementados no hotel. O certificado é um “Selo Oficial” concedido por uma entidade isenta, que realiza as auditorias para constatar se as medidas adotadas reduzem a quantidade de lixo produzida e se a reciclagem consegue atuar de forma eficaz na produção de benefícios para o meio ambiente, desviando a quantidade de resíduos que vai para o aterro. No caso do ITTBH a redução ou desvio foi de 94% desde a implantação do projeto. O ILZB é o único representante no País que possui as credenciais do Zero Waste International Alliance.

Fotos: Flow Desenvolvimento Sustentável

Para envolver todas as partes no processo, os hóspedes, por exemplo, usufruem de água oferecida gratuitamente nas suítes em filtros com galões de 20 litros, de forma a eliminar garrafas pet. Os molhos e cremes do café da manhã são oferecidos em xícaras de cerâmica em vez de embalagens plásticas. O sachê de chá foi substituído por embalagem em papel. Já os recipientes para shampoo, condicionador e sabonete foram substituídos por suportes com refil.

Além disso, foram realizados treinamentos de capacitação Lixo Zero, Compostagem e Reciclagem de Bitucas para a equipe de colaboradores, que mostrou alto engajamento e mudanças de hábitos, implementando nas suas próprias casas ações como a separação de resíduos. Alguns começaram inclusive a compostar os resíduos orgânicos.

 Lixo Zero na prática

Em outubro do ano passado, o ITTBH recebeu o selo de primeiro “Hotel Lixo Zero” do Brasil, como reconhecimento pela gestão sustentável implementada. “Chegamos a um ponto onde sustentabilidade não pode ser apenas uma palavra bonita. Temos que fazer bem ao planeta, não adianta apenas não fazer mal. Estamos implementando uma mentalidade empresarial em que o equilíbrio ambiental é diretamente proporcional à viabilidade econômica. Onde a empresa não incide em custos que são pagos pela sociedade, como poluição, extrativismo, etc. ”, disse o diretor geral Edson Cosntamilan Pavão à época. A implantação de todo o processo foi feito por uma consultoria “Lixo Zero” e especialistas em gestão de resíduos. A auditoria realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) confirmou que todo processo está de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e concedeu o Certificado Lixo Zero.

O certificado garante que o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa é capaz de trabalhar de modo correto o ciclo de vida dos seus resíduos. “Ou seja, gerimos o lixo até o descarte final, que no nosso caso significa que 94% foi de alguma forma reutilizado, fazendo um o ciclo e não foi para o aterro.”, explica Edson Pavão. “Assumimos o compromisso de modelar os processos e rotinas operacionais do tratamento dos resíduos, de forma a retirar menos da Terra e devolver menos ainda”, complementa o diretor-geral do ITTBH. Assim como nas residências, o hotel produz uma quantidade de resíduos orgânicos e recicláveis, que inclui restos de alimentos da cozinha, embalagens de produtos usados, entre outros. “Como são muitas pessoas entre hóspedes e funcionários e uma gama de serviços, a quantidade de lixo é amplificada”, observa Pavão. Os ajustes feitos enquadraram o tratamento dos resíduos dentro de um conceito ético, econômico, eficiente e visionário, com foco na preservação do meio ambiente. “Em uma palavra, transformamos um sistema linear e poluidor em um sistema cíclico restaurador” arremata Pavão.Conforme constatou a auditoria, a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Ilha de Toque Toque diminuiu a quantidade de material utilizado e aumentou a consciência ambiental de todos os envolvidos. As boas práticas reúnem um conjunto de ações que permitiram reduzir e eliminar o lixo no hotel. Para o empresário, sem a compreensão dos stakeholders o planejamento seria impossível de ser colocado em prática. A emissão do Certificado Lixo Zero confirma a mudança de comportamento e a política operacional do ITTBH de forma que todos serão beneficiados, desde a direção, colaboradores, prestadores de serviço, hóspedes e, principalmente, o meio ambiente.

Sobre o ITTBH

Situado num platô a cerca de 50 metros do nível do mar e rodeado pela Mata Atlântica, o meio ambiente é também uma das principais preocupações do negócio. A união do meio ambiente com a sustentabilidade e o requinte de uma hospedagem em meio à Mata Atlântica é a marca por trás da gestão do hotel comandado pelo casal Edson Costamilan Pavão e Renata Pavão. O resultado do empreendorismo é que em apenas 13 anos de vida, os gestores e o ITTBH acumularam diversos prêmios tais como o Prêmio MPE de Competitividade 2012, O Travellers Choice 2015, O World Luxury Hotel Awards 2016 e 2017. A eles soma-se agora o selo – com credencial internacional – de primeiro hotel do Brasil com “Certificado Lixo Zero”.Relaxar ao som das ondas do mar, caminhar pelas trilhas da floresta e ouvir o canto dos pássaros sem agredir o meio ambiente são os fatores para o sucesso do empreendimento. O mar se espraia a 50 metros abaixo e a vista é incrível, especialmente da ilha que dá nome ao empreendimento na baía de Toque Toque Grande. Desde sua implementação, os sócios-proprietários compreenderam a importância da preservação não apenas da área no entorno do hotel, mas da preservação do planeta e do meio ambiente. Por isso, e ao longo dos anos, a administração do hotel equipou as suítes com madeira descartada na troca de postes de iluminação pública, construiu novas unidades com tilojos ecológicos, coletou e separou lixo entre descartáveis e recicláveis, além de utilizar energia solar para evitar desperdício de eletricidade. A tudo isso uniu-se uma estrutura de hotelaria que transformou o ITTBH, de acordo com o TripAdvisor Travellers Choice 2015, num dos hotéis mais românticos do Brasil, além do Certificado de Excelência que vêm recebendo todos os anos desde 2012, permitindo o hóspede desfrutar do ambiente e das suas requintadas instalações.

 

Para quem está pensando em visitar essa bela região, encontrará passagens aéreas promocionais aqui.

Leia mais sobre o Circuito Litoral Norte de São Paulo

Texto por agência com edição de Natalia Bastos. Imagem destacada por ITTBH.

(Visited 87 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!