Anac autoriza voos de Juiz de Fora para Campinas e enterra Aeroporto da Zona da Mata

Anac autoriza voos de Juiz de Fora para Campinas e enterra Aeroporto da Zona da Mata

+03/06/2013

 
 
 
 
O último voo da única Azul
Linhas Aéreas no Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado
entre Goianá e Rio Novo, será no dia 3 de junho. O aeroporto, que recebeu o nome do ex-presidente Itamar Franco, esperou por mais de 20 anos para iniciar as operações. A companhia acaba
de receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac) para transferir as operações para o Aeroporto da Serrinha,
em Juiz de Fora.

Azul informou que os passageiros que compraram passagens para embarcar a partir de 4 de junho no Aeroporto Regional da Zona da Mata não terão transporte gratuito para a Serrinha, em Juiz de Fora. A distância de Goainá ao Aeroporto da Serrinha é de 47 quilômetros.  Por outro lado, fará a devolução de quem já pagou pela viagem.
 
As passagens para o voo
entre Juiz de Fora e Campinas estão sendo vendidas por R$ 165,90
(trecho). Serão dois horários em cada sentido. Nos finais de semana
a Azul vai oferecer apenas uma opção partindo de Juiz de Fora e
outra de Campinas. No site da Azul não é possível comprar passagens para chegada ou saída no Aeroporto Regional desde a tarde desta terça-feira (14).
 
    
             Confira preços e horários dos voos de Juiz de Fora para Campinas
 
 
Os voos de Juiz de Fora para Campinas e no sentido inverso serão nos turboélices ATR-72 com 70 lugares. Atualmente a empresa opera com a aeonave ATR-42 com 45 assentos. Da Pampulha para
Campinas a viagem sai por R$ 199,90 (na ida ou na volta). Juiz de
Fora não tem voos para o Rio de Janeiro desde março deste ano.
Mesmo com uma parada em Campinas, não é possível viajar de Juiz de
Fora para qualquer cidade do Rio de Janeiro ou para Guarulhos.
 
Juiz de Fora ficará sem voos a partir de quarta-feira (15) para a Pampulha, em Belo Horizonte, e Guarulhos (SP). A partir de 4 de junho a pessoa que for viajar de avião da capital mineira para Juiz de Fora, ou no sentido inverso, terá que fazer uma troca de avião em Campinas.
 
As operações no
Aeroporto Regional da Zona da Mata foram iniciadas no dia 22 de
agosto de 2011. A companhia mantinha três voos em cada sentido. As
companhias aéreas Passaredo, Gol e TAM já demonstraram interesse em
lançar voo no Aeroporto da Zona da Mata. Na Anac não pedido de
novos voos por destas empresas.

9 Comments

  1. Tenho dois comentários a respeito desta matéria.
    Em primeiro lugar é uma grande perda para Juiz de Fora não ter ligações diretas com Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Espero que o poder público – neste caso a Prefeitura de Juiz de Fora – aja de forma rápida para viabilizar o retorno destas ligações. Tenho certeza que a Passaredo, por exemplo, está de olho em incentivos para entrar nesta rotas. E, olha que ela já tem slots em GRU e GIG. Isso facilita a ampliação de trechos para JDF.

    Em segundo lugar, vejo com muito bons olhos a transferência dos voos. Se a AZUL está redimensionando a malha em Juiz de Fora para obter mais lucro e escolheu o Aeroporto da Serrinha em detrimento do Aeroporto da Zona da Mata é porque a empresa percebeu a inviabilidade daquele aeroporto. Esta inviabilidade já tinha sido percebida por muitos.

  2. Aleluia, que ótimo! Juiz de Fora só tem a ganhar com isso! Agora que fique o Governo de Minas com este Elefante Branco que deu de presente para a Zona da Mata. Juiz de Fora tem que cuidar dos seus problemas e que o Governo de Minas cuide dos seus! Quero ver o que vão fazer com aquela aberração de Goianá!!

  3. Concordo com o primeiro comentário!
    É lamentável ligar Juiz de Fora à Campinas e não às grandes capitais. Por que não ligar Juiz de Fora ao RJ e de lá as conexões? Diga-se de passagem, até os destinos, são mais os de lá…

  4. O próprio Governo de Minas não parece demonstrar o menor interesse no sucesso desse aeroporto. Ao invés de revitalizar, alargar, retirar algumas curvas, passar por fora de alguns bairros, vão gastar mais de 50 milhões numa estrada que passa longe da área central de Juiz de Fora aumentando o percurso para cerca de 64 km do centro até lá, ou seja uma estrada que não vai mudar nada no contexto atual daquela obra. O aeroporto fica a 50 km do centro e o acesso até ele é uma veraddeira penúria e vai continuar a mesma coisa, não vai mudar nada! Com certeza a Azul percebeu esse grande equívoco e desistiu de vez, uma vez que a população de Juiz de Fora não adotou aquele empreendimento infeliz. A lição da saída da Azul vai deixar marcas que outras companhias vão observar e dificilmente irão encarar o desafio de operar ali. Na verdade, quem esta enterrando esse aeroporto não é a ANAC mas sim, o Governo de Minas que afinal de contas, precisa decidir o que quer fazer com Juiz de Fora e a Zona da Mata!

    1. Concordo plenamente com suas observações. Espero que o Prefeito de Juiz de Fora não se ausente desta questão e, que de uma vez por todas, invista no aeroporto de JUiz de Fora – o Aeroporto da Serrinha.
      Se esse aeroporto fosse tão ruim e com tantos problemas eu duvido que a AZUL mudaria suas operações para ele.

  5. A solução pra tudo isso é o ESTADO DO SUDESTE MINEIRO, com Capital lá do lado do Aeroporto Regional, uma cidade planejada. Ficaria muito bem localizada. Assim aquele aeroporto vai fomentar o desenvolvimento da região. Outra opção não existe e sobra apenas o pesadelo daquela obra!

  6. Não é nada confortável ter que viajar de ônibus seja de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, a Belo Horizonte ou nos trechos contrários. Sou residente em Juiz de Fora, e já voei pela Trip nestes sentidos na Aeronave ATR-42, inclusive de Vitória-ES à Juiz de Fora(conexão em Campos, Macaé e Rio de Janeiro). E todas as vezes que fiz algum vôo ligando Juiz de Fora ao Rio ou a Belo Horizonte, a aeronave estava com um número considerável de passageiros, inclusive embarcando e desembarcando em Juiz de Fora.
    Sinceramente, até agora não entendi o motivo de terem tirado estes vôos que mensionei anteriormente. Esperamos o apoio do prefeito neste sentido.

  7. Pelo visto os voos para Campinas do Serrinha, já são um sucesso. A Azul errou em colocar apenas três voos diários, já que concentrou toda a demanda apenas nessa rota. Com essa confusão toda, o Serrinha esta com demanda em queda, mas que já esta sendo revertida, cabe à Azul colocar o quanto antes o quarto voo diário para Campinas. Não faltarão passageiros.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!