Sem a participação da Azul, Webjet fica com 38 slots de Congonhas

A Passaredo terá voos em Congonhas

Celso Martins

A Webjet ficou com 38 dos 119 slots (autorizações para pousos e decolagens) para o Aeroporto de Congonhas (SP) sorteados nesta quarta-feira (18) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do país, não quis participar do sorteio. O motivo é que os slots foram apenas para voos aos sábados e domingos.
As companhias Avianca, Gol/Varig e TAM/Pantanal têm voos de segunda a sexta-feira em Congonhas,. O fechamento do aeroporto para outras companhias vem sendo motivo de duras críticas da cúpula da Azul. Um dos executivos da empresa classificou este sorteio como “slot porcaria”.
A Gol Linhas Aéreas ficou com 32 slots. A Passaredo, que não operava em Congonhas, terá 16 autorizações de pousos e decolagens. A TAM ficou com 15, a Avianca com 14 e a NHT com 4. A data do início dos novos voos ainda não foi definida, mas deve ocorrer em no máximo 60 dias.
Dos 119 slots redistribuídos, 58 foram aos sábados e 61 aos domingos. A disponibilidade era de 125 slots no sábado e 102 no domingo. Segundo a Anac, até 18 de maio deverá ser divulgado o resultado da habilitação das empresas participantes para homologação pela diretoria da ANAC. Posteriormente, as empresas poderão solicitar novos Horários de Transportes (HOTRANS) em Congonhas.
A movimentação de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas acontece de 6h às 22h30 e cada intervalo de uma hora tem no máximo 30 movimentos (pousos e decolagens), o que resulta em 496 slots por dia.
Os slots de segundas às sextas-feiras estão todos distribuídos e o procedimento realizado nesta quarta-feira colocou à disposição os 227 slots não utilizados, dos quais 125 aos sábados e 102 aos domingos.
(Visited 21 times, 1 visits today)

1 Comment

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!