A TAP Portugal atingiu em 17 de dezembro a marca de mais de dois milhões de viajantes entre o Brasil e a Europa em 2025. A expansão da rota é apontada pela companhia como parte da estratégia de fortalecimento do mercado brasileiro, hoje o principal fora da Europa para a TAP.
O novo recorde supera os números obtidos em 2024 e consolida a companhia portuguesa como uma das principais operadoras aéreas na ligação transatlântica entre Brasil, Portugal e o restante da Europa.
Manaus em destaque
O passageiro que simbolizou o resultado desembarcou em Manaus, capital da Amazônia, no voo TP51, procedente de Lisboa. A escolha da capital amazonense para a celebração destacou o papel crescente da rota Lisboa–Manaus, que completou um ano de operação em novembro e ampliou o acesso da Região Norte às conexões internacionais.
O desempenho também é atribuído aos investimentos realizados no Aeroporto Internacional de Manaus, que recebeu melhorias em infraestrutura, segurança e serviços desde o início da gestão da concessionária responsável pelo terminal. As ações contribuíram para ampliar o conforto dos passageiros e a capacidade de receber voos internacionais de longo curso.
Para marcar a chegada do passageiro número 2.066.000, foi realizada uma recepção especial no aeroporto, com apoio de parceiros institucionais e do setor de turismo local. A iniciativa simboliza não apenas o crescimento da demanda aérea, mas também o avanço da integração entre Portugal, a Amazônia e o restante do Brasil por meio da aviação comercial.
“Fui informado de que sou o passageiro número dois milhões, o que considero um marco bastante significativo. Esse número demonstra a força da companhia aérea e a solidez das conexões entre Portugal e o Brasil. É a minha primeira vez no Brasil e, especialmente, na Amazônia. Eu tinha curiosidade de conhecer não apenas o litoral brasileiro, mas também essa relação única entre o rio e a cidade. Manaus, como um todo, me impressionou”, afirmou o geneticista David Pala.

