Pampulha fica fora da lista de aeroportos alternativos para a Copa de 2014
![]() |
O Aeroporto da Pampulha ficou fora da lista de terminais alternativos |
Celso Martins
Pampulha, em Belo Horizonte, ficou fora da lista de aeroportos alternativos que poderão ser usados durante a Copa de 2014. Estudo neste sentido foi apresentado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa).
O aeroporto de Belo Horizonte receberá normalmente os voos programados para ocasião. O planejamento foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa. Em caso de fechamento por causa de condições climáticas, por exemplo, Confins aparece como alternativa para receber aviões que seguiriam para Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.
Os aeroportos de Confins, Uberaba e Uberlândia seriam usados para receber, em caso de fechamento, os voos de Brasília, Goiânia, Anápolis, da Base Aérea de Anápolis e da Base Aérea de Brasília. Mas se um avião de médio porte, como o ATT-72, com 75 assentos, fosse impedido de pousar em Confins, não poderia ser desviado para Pampulha, onde a pista suporta este tipo de avião.
A lista apresentada ao Gecopa também é segmentada em aeródromos de destino e aeródromos alternativos, já prevendo um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado).
Os critérios de seleção para aviação regular de aeródromos públicos levaram em consideração atributos como: distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos, a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1.500 metros. Pampulha tem pista de 2.500 metros.
No caso de alguma condição meteorológica adversa ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento, a aeronave poderá aguardar ou pernoitar em um aeroporto alternativo.
3 comments