Natal nos Vinhedos impulsiona turismo de experiência

Natal dos Vinhedos

Entre as videiras, nos mais imagéticos cenários de Bento Gonçalves, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) renova o propósito de fortalecer a vocação do turismo de experiência da microrregião e apresenta a segunda edição do ‘Natal nos Vinhedos’. A programação ocorre de 8 a 23 de dezembro, oportunizando vivenciar a especial época do ano na companhia de espetáculos temáticos e dos brindes à cultura genuína da imigração italiana.

Sempre às sextas e aos sábados, a programação inicia às 19h e oferece uma sequência de shows (são 12 no total do mês), tendo como cenário o deslumbrante Vale dos Vinhedos (KM 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos, em frente à vinícola Miolo). Em sua estreia, no ano passado, o Natal nos Vinhedos reuniu cerca de 15 mil pessoas nos seis dias de programação.

“O CIC-BG tem o compromisso de estimular o desenvolvimento socioeconômico e, uma das estratégias para isso, é fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades de negócio para o trade turístico, que é uma fonte importante de receita para o município. Com essa iniciativa, estamos não promovendo a microrregião, mas oportunizando a pessoas de todo o país conhecer um pouco daquilo que temos de melhor e mais representativo – nossas experiências”, diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Com essa combinação de atrativos, o Natal nos Vinhedos agrega de forma coletiva. “É um evento que evidencia a cultura, a gastronomia e fortalece o setor vitivinícola. Uma semente plantada no último ano, que vem para ser mais um atrativo para as celebrações de Natal dos visitantes e da comunidade em Bento Gonçalves”, reforça o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, promotor da iniciativa.

Consolidando-se como vitrine fundamental para destacar a relevância da cadeia produtiva da uva e do vinho na região, o evento não apenas encanta com a atmosfera mágica do Natal, mas também se torna uma janela de oportunidade para evidenciar a grandiosidade e importância das vinícolas da Serra Gaúcha não só no estado, mas em todo o Brasil, na opinião do Diretor Regional da RBS Caxias, Joel Goulart Junior, que também assina a promoção.

“Além disso, ao impulsionar o turismo na região, o Natal nos Vinhedos não só proporciona entretenimento e cultura, mas também se torna um propulsor da economia local, mostrando as deslumbrantes paisagens das videiras como palco de muitas emoções e experiências únicas nesta época festiva. Este evento não só aquece os corações com a magia do Natal, mas também aquece a economia local e regional, estabelecendo uma conexão encantadora entre a celebração festiva e a grandiosidade da vitivinicultura da Serra Gaúcha. O Grupo RBS faz parte deste projeto desde a sua concepção por acreditar que a iniciativa está alinhada ao nosso propósito empresarial de desenvolver a Serra Gaúcha”, diz.

Atrações artísticas para todos os públicos

O palco do Natal dos Vinhedos tem repertório para atender aos mais variados públicos. Será possível, por exemplo, apreciar um vinho de qualidade e degustar boa gastronomia ao som de shows musicais com repertório que vai da MPB aos clássicos da cultura italiana. Outra pedida é trazer a família e aproveitar espetáculos culturais temáticos com as crianças.

A programação da noite de abertura (8) traz a atração nacional ‘Família Lima’, precedida pela cantora Laura Dalmás, ex-The Voice Brasil, e da Família Lima. Na noite seguinte (09), a potência vocal do tenor Dirceu Pastori promete tomar de emoção os vinhedos.

A agenda do segundo fim de semana começa, na sexta-feira (15), com apresentação da banda Trebbiano e do conceituado Grupo Tholl, com a montagem “A Noite de Natal”. No sábado (16), o show fica por conta de Beatles no Acordeon e Vocal Alegro.

No último fim de semana, o Natal dos Vinhedos reúne o pianista Rodrigo Soltton e a Orquestra de Teutônia, na noite de 22 de dezembro. O encerramento da programação traz o show da Cia Sorriso com Arte, com a peça teatral “Um Encanto de Natal” e a emocionante chegada do Papai Noel.

Experiência cultural e enogastronomia

Toda essa agenda, gratuita, ocorre em meio às paisagens vitícolas do Vale dos Vinhedos, oferecendo a oportunidade de desfrutar das atrações do principal destino enoturístico do país – inclusive para quem é da região, convidando a redescobrir as belezas locais. “O Natal nos Vinhedos coloca o visitante diante da chance de desfrutar um happy hour ao ar livre, contemplando o entardecer deslumbrante da Serra gaúcha.

Depois, quando a noite cai, uma iluminação especial coloca os vinhedos em nova perspectiva, oferecendo um imponente visual cênico. Tudo isso acompanhado dos vinhos e espumantes de excelência nacional e internacionalmente reconhecida, e das delicias de uma culinária típica”, explica Marijane.

Assim como na primeira edição, o produto símbolo do município será um dos destaques do Natal nos Vinhedos. Diversas vinícolas da cidade participarão, instaladas em barraquinhas nas proximidades da área de apresentação, oferecendo vinhos, espumantes e sucos. Da mesma forma, estabelecimentos gastronômicos comercializarão suas delícias, compondo com as vinícolas um panorama considerável da cultura enogastronômica da região.

Novidade nessa edição, o espaço de degustação será composto por grandes bancadas, convidando o público para compartilhar experiências e vivências de forma coletiva, como manda a tradição local. Quem preferir, poderá desfrutar a programação de um espaço VIP, próximo ao palco, também novidade neste ano.

O Natal nos Vinhedos é realizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, com promoção da Prefeitura de Bento Gonçalves e do Grupo RBS.

Serviço

O quê: 2º Natal nos Vinhedos

Quando: dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, a partir das 19h

Onde: KM 21 da RS-444 no Vale dos Vinhedos (em frente à vinícola Miolo)

Quanto: entrada franca

Imagem de Natana Fontes

(Visited 16 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com