Conheça sete lugares imperdíveis para visitar em Aparecida além do Santuário

Recebendo mais de 13 milhões de devotos todos os anos, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é reconhecido mundialmente por sua ampla infraestrutura de recepção e acolhimento de seus visitantes. Nesta semana, o local se torna uma ótima opção de passeio para as famílias que desejam aproveitar o feriado prolongado do dia da Padroeira.

Além do altar central e das capelas utilizadas nas missas e celebrações, o templo dedicado a Santa Padroeira do Brasil conta com estacionamento, banheiros, lanchonete, área de alimentação, auditórios e os espaços de visitação como a Cúpula Central, Museu Nossa Senhora Aparecida, Mirante da Torre, Capela das Velas, Sala dos Milagres, entre outros.

O turista que visitar a cidade ainda pode desfrutar de um circuito de atrativos localizados no entorno do complexo religioso, que possibilitam ampliar a experiência de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. Os atrativos unem fé, arte, história, tecnologia, natureza e emoção nas alturas, oferecendo alternativas de lazer para o passeio com acessibilidade, segurança e conforto. Conheça os sete lugares para se encantar na Capital Mariana da Fé.

  1. Nos trilhos da fé

Experimentar a sensação de uma viagem de trem em meio a uma paisagem com cenários e estátuas que relembram os principais momentos da vida de Cristo. Essa é a experiência oferecida pelo Trem do Devoto, localizado na cidade do Romeiro, a cerca de 1k do Santuário Nacional.

O monotrilho é uma opção de transporte e passeio para os peregrinos que visitam o Caminho do Rosário, trecho que liga a Cidade do Romeiro ao Porto do Itaguaçu, local do encontro da Imagem da Santa, nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717.

A estrutura é composta por duas composições, com cinco vagões cada e capacidade para transportar 60 pessoas por viagem. Além de proporcionar uma experiência diferenciada, o objetivo do atrativo, inaugurado em julho de 2019, é também facilitar o acesso de idosos, crianças e pessoas com limitações motoras ao Porto do Itaguaçu, um dos principais pontos de peregrinação do município.

  1. Caminho do Rosário

A bordo do Trem, o visitante percorre um trajeto de 1,4 quilômetro passando pelo Caminho do Rosário, um museu a céu aberto que abriga 128 esculturas, divididas em 20 cenários. As peças foram criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín e retratam os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos).

O projeto paisagístico ainda inclui mais de 90 espécies de plantas, que se misturam com a vegetação nativa da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, unindo arte e natureza para oferecer aos devotos uma experiência de contemplação e oração, em meio aos principais momentos da vida de Jesus Cristo, desde a anunciação à Virgem Maria até a sua morte no Calvário.

  1. Emoção nas alturas

Depois de uma viagem pela história de Cristo, os turistas são convidados para um passeio nas alturas. Os Bondinhos Aéreos de Aparecida foram construídos para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora ao Morro do Cruzeiro, um importante ponto de peregrinação do complexo do Santuário Nacional.

Em um percurso de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 50 metros, os visitantes vivenciam uma experiência única pelos céus da cidade, com conforto e segurança. No Morro do Cruzeiro, os turistas podem ainda apreciar uma vista privilegiada da Basílica e de toda a região, na Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e um andar panorâmico de 360°. O acesso ao local é feito por elevadores, garantindo total acessibilidade.

  1. Morro do Cruzeiro

Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 685 metros de altitude, o Morro do Cruzeiro é o local onde ocorrem as celebrações da tradicional Via-Sacra na cidade de Aparecida, realizadas todos os anos durante a sexta-feira da Paixão. Uma tradição que começou em 1925, com a fixação da primeira cruz no topo. Em 2000, todo o espaço foi revitalizado, em um projeto arquitetônico do artista plástico Cláudio Pastro e do paisagista Gustaaf Winters. A obra incluiu a arborização, jardinagem e melhoria das instalações, com o asfaltamento do trajeto e a instalação de sinalização, sistema de som e iluminação.

As estações da Via Sacra ganharam painéis ilustrados, produzidos pelo artista plástico Adélio Sarro Sobrinho, que narram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Uma cruz moldada em aço, pesando 25 toneladas e com 20 metros de altura, foi instalada no topo da Torre Mirante, em homenagem às missões evangelizadoras.

  1. A primeira Basílica

Inaugurada em 24 de junho de 1888, por Dom Lino de Carvalho, bispo de São Paulo, a igreja hoje conhecida como Basílica Velha é um dos grandes patrimônios históricos de Aparecida e um dos símbolos do centro histórico da cidade, ao lado do Memorial Redentorista, da Passarela da Fé e da Galeria Recreio, prédio que abrigou os primeiros padres Redentoristas que chegaram em Aparecida, no início do século 20.

Em 1893, a Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo. Em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor a Basílica Velha. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908.

A Basílica Velha foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 18 de abril de 1982. No ano de 2004, a Basílica Velha de Aparecida passou por uma restauração e a sua reinauguração foi em fevereiro de 2015, marcando uma fase de revitalização do centro histórico de Aparecida. Outros prédios centenários da região, como a Galeria Recreio, também foram reformados para melhor receber os devotos da Padroeira do Brasil.

  1. Casa dos Pescadores

Após visitar a Basílica Velha, o turista pode aproveitar e conhecer como era a vida dos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, conhecendo uma réplica da casa onde ocorreu o Milagre das Velas, um dos mais famosos feitos atribuídos a imagem da Santa.

A estrutura foi construída de acordo com os registros do período e relatos dos primeiros devotos da Santa, os moradores da vila, onde viveram os pescadores que encontraram e abrigaram a imagem, há mais de 300 anos, levando os devotos a uma viagem no tempo. Aberta ao público, a Casa dos Pescadores está localizada na Galeria Recreio, um Centro Comercial com lojas e praças de alimentação, localizado ao lado da Basílica Velha, no Centro Histórico de Aparecida.

  1. Passarela da Fé

Construída com o objetivo de ligar os dois principais templos dedicados a Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, a Passarela da Fé foi inaugurada às 10h da manhã, do dia 19 de dezembro de 1971, após uma obra que durou 2 anos.

Desde então, milhões de fiéis já percorreram os 392,2 metros de extensão da estrutura que chega, em seu ponto mais alto, a 35,52m de altura, e se tornou um tradicional local de peregrinação dos romeiros que visitam a Casa da Mãe, para pagar promessas e agradecer as graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Em 2021, este importante monumento que liga o Santuário Nacional de Aparecida à Basílica Velha completou 50 anos de sua inauguração. Projetada por Roberto Carlos Niemeyer, a passarela apresenta linhas arquitetônicas simples, mas modernas para seu tempo, com uma sinuosidade em “forma de S” a fim de homenagear a Santa – Senhora Aparecida.

Hospedagem

Uma excelente opção de hospedagem na cidade é o Summit Hotel Porto Real. O empreendimento possui 56 apartamentos bem equipados com todas as comodidades necessárias, como ar-condicionado, frigobar, TV de 32 polegadas, cofre, e secador de cabelo, além de sacadas que proporcionam uma bela vista da cidade.  O hotel conta ainda com salão de jogos, estacionamento e oferece um café da manhã delicioso, incluso na diária. A localização também é privilegiada, estando a apenas 1km do Santuário Nacional de Aparecida.

Mais informações: www.summithotels.com.br, www.tremdodevoto.com.br, www.bondinhoaparecida.com.br e www.galeriarecreio.com.br

Fotos por: Divulgação

(Visited 9 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com