Férias e festividades do mês de julho aquecem o inverno

Férias e festividades do mês de julho aquecem o inverno

O mês oficial do São João acabou, mas as celebrações julinas pelo Brasil continuam movimentando o turismo

A 32ª Expochaça e a 16ª Brasilbier começam nesta quinta-feira (6/7), na Serraria Souza Pinto (Crédito: Divulgação)

 

Chegou o mês de férias e de muitas festividades pelo país. Sabores, cultura, música e dança são apenas alguns dos atrativos presentes nos eventos espalhados pelo Brasil. Para facilitar a vida do turista, o Ministério do Turismo possui um Calendário de Eventos que lista vários deles.

Durante essa temporada de inverno, segundo a pasta, acontecerão 191 eventos pelo Brasil, entre festivais gastronômicos, festas populares e muita diversão. Mas pode ser muito mais que isso. Esses são apenas os que são cadastrados pelos municípios no calendário. Clique AQUI e veja mais.

Confira alguns dos principais eventos de julho:

GASTRONOMIA
– O inverno traz aconchego com roupas quentinhas e sabores que aparecem para encaixar perfeitamente nos dias frios. Exemplo disso é o Festival Sabores da Colônia, que reúne aromas e sabores característicos de Nova Petrópolis (RS). Até 9 de julho, os turistas podem se deliciar com produtos coloniais e itens da gastronomia típica. O festival promove uma experiência imersiva completa pela gastronomia regional, com pães e cucas assados na hora, espaços das cervejarias e o protagonismo das agroindústrias, que irão comercializar seus deliciosos produtos coloniais.

Festival Sabores da Colônia reúne aromas e sabores característicos de Nova Petrópolis (RS) até 9 de julho (Crédito: Divulgação)

 

– Misturando sabores da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais, o Festival Gastronômico Sabores da Montanha apresenta 67 restaurantes e similares de 27 municípios paulistas e mineiros que se inscreveram para participar do evento até 30 de julho.

– Afinal, o que combina melhor com o frio do que um “cafezinho”? Juntando música, gastronomia e arte, o Festival Café Cultural oferece o melhor dos sabores do café, além de celebrar as tradições de Taquaritinga do Norte (PE). O evento ocorre até 9 de julho.

– E, em Belo Horizonte, os holofotes são para a cachaça e a cerveja. Começam nesta quinta-feira (6/7) as edições da 32ª Expochaça e a 16ª Brasilbier, na Serraria Souza Pinto. O evento pioneiro, nascido em 1998, é considerado a maior e mais importante e conceituada vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça.

Participam do evento 20 estados produtores da bebida nacional (Crédito: Carlos Alberto Pereira/Agência Minas)

 

Participam do evento 20 estados produtores da bebida nacional do Brasil. A feira será realizada em conjunto com a 16ª Brasilbier, unindo as duas cadeias produtivas de bebidas: a cachaça de alambique e as cervejas artesanais.

FESTIVAIS
– Celebrando a cultura nativa na região dos Tapajós, o Festival do Piau e Aracú apresenta rituais, danças, evoluções, contos e lendas do imaginário caboclo. A festa acontece entre os dias 7/7 e 8/7, na comunidade de Barreiras, distante 80km do município de Itaituba (PA). No evento, acontece uma tradicional disputa entre os simpatizantes dos “Cardumes” dos peixes Piau e Aracú, que tem como palco o peixódromo, local da apresentação.

– No Brasil também temos um pouco da cultura internacional e o Festival do Japão em Tomé-Açú, no Pará, traz o que há de melhor da tradição e cultura da comunidade japonesa. No festival é celebrada a cultura japonesa com danças acompanhadas aos batuques do Taiko (tipo de tambor japonês), pratos famosos e conhecidos da gastronomia asiática.

SÃO JOÃO
– O mês oficial do São João acabou, mas as comemorações continuam. Em julho, algumas cidades do Nordeste continuam promovendo uma linda festança para os turistas, exemplo disso é a cidade de Maracanaú (CE) que promove 40 noites de espetáculos com atrações regionais e locais. O tema da festa deste ano é vivenciar a cidade toda em um único espaço, contendo réplicas dos pontos turísticos, com comidas típicas e muita alegria. A grande celebração acontece até o dia 19 de julho.

– Repleto de música, dança, gastronomia e tradicionais manifestações populares, a Festa de Cubatão (SP) contará com diversas atrações, como quadrilhas juninas, DJs, artistas locais, entre outros. Dentro da estrutura haverá também espaço para a Feira Criativa, o evento ocorre até o dia 30 de julho.

– Viajando para Roraima, o tradicional festejo junino no município de São João da Baliza vem sendo realizado há mais de 30 anos e todos os anos a população se prepara para participar e para interagir com os turistas que visitam o evento.

Arraial de Belo Horizonte está de volta com programação reforçada a partir de 21/7 (Crédito: Bruno Figueiredo/Divulgação PBH)

 

– Na capital mineira, começa no dia 21/7, e prossegue até 6/8, a festa mais representativa da cultura junina na Região Sul e Sudeste do Brasil, o Arraial de Belo Horizonte. A festa está de volta com a 44ª edição, com programação reforçada. Neste ano, o festejo mantém a já tradicional “Experiência Junina Completa”, com a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas.

Uma das novidades para esta edição é que os dois primeiros finais de semana de evento, que acontecerão em julho, serão dedicados às apresentações das quadrilhas do Concurso Municipal, com o Grupo de Acesso e o Grupo Especial. Já o terceiro e último final de semana do festejo, previsto para acontecer em agosto, contará com apresentações de artistas locais e nacionais.

(Visited 19 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!