MSC World Europa é o navio de cruzeiros mais avançado do mundo em termos ambientais

O inovador novo navio da MSC Cruzeiros — o MSC World Europa — chegou à Europa para iniciar sua primeira temporada de verão pelo Mediterrâneo. Entregue em outubro de 2022 pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, o MSC World Europa é o maior navio da MSC Cruzeiros e o primeiro a ser movido a gás natural liquefeito (GNL). Ele possui o melhor desempenho para navios de cruzeiro de grande porte em operação no mundo em termos de emissões de CO2eq por passageiro¹.

Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, disse: “É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao MSC World Europa no continente europeu para iniciar sua primeira temporada pelo Mediterrâneo. Esse navio inovador é a prova do nosso compromisso inabalável com os cruzeiros sustentáveis, ele possui uma série de inovações sem precedentes em termos de tecnologias ambientais e marítimas. O MSC World Europa representa um grande passo em nossa jornada para atingir a meta de zero emissões líquidas até 2050.”

O navio será abastecido com GNL durante toda a temporada, tendo seu primeiro abastecimento programado para 15 de abril de 2023, em Marselha. O GNL é o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. Comparado aos combustíveis marítimos padrão, o GNL praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos — incluindo óxidos de enxofre e partículas finas — além de reduzir os óxidos de nitrogênio em até 85%.

O GNL também desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, pois oferece uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa e está abrindo caminho para a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o bioGNL e GNL sintético.

MSC World Europa, World Promenade

Tecnologia exclusiva de célula de combustível

O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiros contemporâneo do mundo a apresentar a nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a GNL. O navio inclui um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que utiliza GNL para produzir eletricidade e calor a bordo de maneira altamente eficiente, por meio de uma reação eletroquímica.

Isso pode ser uma chave para desbloquear ganhos significativos em sustentabilidade ambiental no futuro. Graças a esta maior eficiência, o SOFC tem o potencial de reduzir substancialmente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com um motor de GNL convencional, sem produzir emissões de óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Uma grande vantagem é que a célula não é apenas compatível com o GNL, mas também com possíveis novas fontes de combustíveis de baixo carbono, como metanol verde, amônia, hidrogênio líquido e bioGNL ou GNL sintético.

Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros, disse: “Quase seis meses após o início dos testes, o desempenho da célula de combustível tem se mostrado excelente e não vimos nenhum sinal de problemas de segurança ou de manutenção. Até hoje, a eficiência — medida a partir da energia que podemos gerar com a mesma unidade de combustível — está bem acima da eficiência de um motor de combustão interna, superando nossas expectativas. Operamos o sistema continuamente e ele forneceu uma produção estável, ainda melhor do que nosso retorno previsto de 150 quilowatts. Obviamente, esta é uma pequena fração da energia que precisamos, mas estamos confiantes de que o sistema pode ser ampliado em construções futuras. Reconhecemos que isso exigirá uma estreita colaboração com parceiros dentro e fora de nossa indústria, e é por isso que a MSC Cruzeiros está ativamente envolvida em várias iniciativas de pesquisa e diferentes parcerias que compartilham de um objetivo comum que é acelerar a transição para um futuro com zero emissões líquidas.”

Uma série de outras características ambientais

O MSC World Europa está equipado com conectividade de energia proveniente de terra, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono enquanto os navios estão atracados nos portos, bem como um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) que atende aos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o chamado “Padrão Báltico”. Esse sistema trata todas as águas residuais produzidas a bordo para se aproximar dos padrões de água da torneira. O navio também inclui um sistema de tratamento de água de lastro, que evita a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por meio de descartes de água de lastro, em total conformidade com a Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro da IMO.

O navio possui toda uma equipe de tripulantes dedicada a implementar os rígidos protocolos de gerenciamento de resíduos, que separam todos os materiais em sete tipos distintos, por exemplo, vidro, alumínio e papel, com equipamentos especializados para triturar ou agrupá-los na instalação de gerenciamento de resíduos do navio.

Além disso, o MSC World Europa apresenta um sistema de gerenciamento de ruído irradiado subaquático para minimizar a perturbação da vida marinha além de uma ampla gama de equipamentos com eficiência energética, com objetivo de otimizar o uso do motor e as necessidades de energia do navio para reduzir ainda mais as emissões. Ele também é equipado com sistemas automáticos de coleta de dados para monitoramento de energia remoto e análise avançada de energia, permitindo suporte em terra, em tempo real, para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Experiência de cruzeiro de última geração

Durante esta primeira temporada pelo Mediterrâneo, os hóspedes a bordo do MSC World Europa poderão experimentar as extraordinárias características e os espaços impressionantes do navio, incluindo a espetacular World Promenade, as experiências gastronômicas imersivas, opções de entretenimento de alto nível e a maior e mais emocionante área infantil da frota da MSC Cruzeiros.

Principais características do MSC World Europa

MSC World Europa

ESPETACULAR WORLD PROMENADE

A World Promenade ao ar livre, com quase 104 metros de comprimento, é um dos espaços mais impressionantes do navio. Seja durante o dia ou à noite, este é o lugar ideal para entretenimento, com as deslumbrantes vistas do mar e da impressionante obra prima arquitetônica The Venom Drop @ The Spiral, o mais longo tobogã dos mares, com sua queda de 11 andares. A World Promenade está conectado à World Galleria, que se estende por 2.214 m² e possui um teto de LED com imagens inspiradoras. A World Promenade é o lugar perfeito para fazer compras, jantar e relaxar com uma bebida.

EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS IMERSIVAS

O MSC World Europa levará os hóspedes a uma viagem gastronômica ao redor do mundo, com 20 bares e lounges e 13 restaurantes — cada um com seu estilo próprio e ambientes distintos. Incluindo seis restaurantes de especialidades e sete novos conceitos de bar e café.

O Chef’s Garden Kitchen é uma colaboração inédita da MSC Cruzeiros com o premiado Chef com estrela Michelin, personalidade da TV e autor Niklas Ekstedt, com foco em ingredientes naturais e o espírito “da fazenda ao oceano”. Este novo restaurante apresenta o primeiro jardim hidropônico em alto-mar, onde os hóspedes terão uma experiência única, com um chef preparando as extraordinárias criações de Ekstedt, em uma cozinha aberta com vista panorâmica do oceano.

O navio também conta com a primeira microcervejaria a bordo da Companhia, em parceria com Teo Musso, fundador e mestre cervejeiro da cervejaria artesanal italiana Birra Baladin.

OPÇÕES DE ENTRETENIMENTO

Hóspedes de todas as idades poderão desfrutar das opções inspiradoras de entretenimento desde a manhã até à noite, incluindo três novos shows em estilo de concerto na arena multifuncional Luna Park, cinco novas produções teatrais no World Theatre, quatro experiências temáticas no Panorama Lounge além de shows interativos ao vivo em todo o navio.

A MAIOR E MAIS EMOCIONANTE ÁREA PARA CRIANÇAS

A área infantil do MSC World Europa é a maior da frota, com mais de 766 m², oferecendo sete espaços distintos dedicados a diferentes faixas etárias de 0 a 17 anos, desenvolvidos em colaboração com a LEGO® e a Chicco®. O entretenimento para crianças e adolescentes será ainda mais variado, com novos jogos originais e shows de talentos em locais repletos de tecnologia.

AS MELHORES INSTALAÇÕES DE LAZER E BEM-ESTAR

Com sete piscinas e 13 hidromassagens localizadas em diferentes partes do navio, há uma para todos os tipos de viajantes, seja para relaxar e descontrair ou desfrutar de emoções e aventuras.

ELEGANTE E EXCLUSIVO MSC YACHT CLUB PARA UMA EXPERIÊNCIA PREMIUM DE CRUZEIRO

O MSC World Europa conta com o MSC Yacht Club mais luxuoso de todos os tempos, oferecendo níveis inigualáveis de conforto com mais espaços públicos, áreas externas aprimoradas e novas e estilosas suítes. Os espaços públicos aprimorados incluem, pela primeira vez, um solário de dois andares totalmente reimaginado, enquanto duas novas Owner’s Suites ultra espaçosas se juntam ao conceito de ‘um iate dentro de um navio’, com acesso exclusivo com um cartão-chave.

NOVAS ACOMODAÇÕES INOVADORAS

O MSC World Europa é tão diferente por dentro quanto por fora, com novos designs de cabine e o maior número de cabines com varanda, comparado com qualquer outro navio da frota. De suítes luxuosas com instalações privativas no MSC Yacht Club, às novas cabines com vista para a promenade ao ar livre, o navio também possui as Infinite Ocean View, cabines com janelas deslizantes panorâmicas que se abrem para formar um balaústre de vidro — há acomodações confortáveis e de alta qualidade para satisfazer todos os gostos.

O MSC World Europa dará as boas-vindas aos hóspedes na temporada pelo Mar Mediterrâneo, oferecendo a melhor experiência de cruzeiros da região, em itinerários de 7 noites com escalas nos portos italianos de Gênova, Nápoles e Messina, bem como Valeta, em Malta, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França.

Mais informações: msccruzeiros.com.br/nossos-cruzeiros/navios/msc-world-europa

Fotos por: Divulgação

(Visited 69 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!